A Altice Portugal anunciou que a Ericsson passa a ser a sua principal fornecedora da tecnologia MTAS (servidor de aplicações de telefonia multimédia) em toda a sua rede. A fabricante sueca foi selecionada para implementar os serviços de telefonia fixa, fornecendo toda a solução completa, que inclui não só o MTAS, como o NFVI (infraestrutura de cloud), assim como os serviços de integração e suporte de sistemas.

A operadora de telecomunicações explica que o MTAS da Ericsson suporta os sistemas de telefonia tradicionais, mas também serviços futuros, tais como aplicações de múltiplos equipamentos e serviços multimédia através de diversos acessos, que incluem as redes fixas, móveis e Wi-fi. Além disso, oferece serviços de voz de elevada qualidade com o respetivo suporte aos sistemas regulatórios e suplementares equivalentes à rede telefónica pública comutada (PSTN).

A implementação do MTAS está previsto para ser implementado ainda no primeiro semestre de 2020. A Altice Portugal acrescenta que a solução da Ericsson possibilitará a prestação de serviços de comunicação de topo, seja em redes fixas e móveis, através de uma solução convergente, “tirando partido de métodos e ferramentas líderes no setor para a migração de múltiplos fornecedores sem disrupção no sistema”, como é referido no comunicado.

Luis Alveirinho, CTO da Altice Portugal destaca a importância da expansão da parceria de longo prazo com a Ericsson está em linha com a estratégia da operadora em modernizar a rede com foco na virtualização, de forma a prestar o melhor serviço possível aos seus clientes.

Já Luis Silva, CEO da Ericsson Portugal acrescenta que o acordo representa um grande passo na convergência fixo-móvel da parceria com a Altice Portugal, explicando que a mesma rede core de IMS que gere subscritores de VoLTE passa a gerir os seus serviços de voz de telefonia fixa residencial. “A eficiência, capacidade e a fiabilidade do MTAS da Ericsson trará o impacto necessário que representará a norma para a nova geração de serviços de telefonia, pelo que estamos orgulhosos de fazer parte da evolução da Altice Portugal no que respeita a serviços para o utilizador final do futuro”, acrescenta Luis Silva.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.