A Apritel e a Anacom continuam a fazer leituras diferentes dos dados fornecidos pelo Eurostat quanto à evolução dos preços de telecomunicações em Portugal. A associação de operadores salienta que em setembro, os preços das telecomunicações baixam 0,2% face a agosto. A Anacom confirma essa descida face a mês anterior, justificando as alterações de uma das ofertas em pacote.

No entanto, em termos homólogos, diz que os preços aumentaram 1,5%, valor que foi influenciado pelos preços implementados pela MEO, NOS e Vodafone em abril. “Este crescimento dos preços das telecomunicações foi 7,7% inferior ao verificado pelo IPC (9,3%), a maior diferença negativa desde março de 2001”, refere o regulador no comunicado. Refere ainda que a taxa de variação média dos preços de telecomunicações no último ano foi de 1,8%, ou seja, 4,1% abaixo do IPC (6%).

Em setembro, preços das comunicações baixam 0,2% face a agosto, segundo a APRITEL
Em setembro, preços das comunicações baixam 0,2% face a agosto, segundo a APRITEL
Ver artigo

Numa análise por subgrupos, as taxas de variação média dos últimos 12 meses foram de 3,7% e 0,2% para serviços em pacote e serviços telefónicos móveis, respetivamente. E comparado com 2021, os serviços em pacote registaram uma taxa de 2,7% superior.

Veja na galeria mais dados sobre a evolução dos preços de telecomunicações:

Em comparação com a União Europeia, Portugal teve a sexta variação de preços mais elevada, sendo a média europeia de 1,4%. A Polónia registou um aumento de 4,8% e mantém-se no topo de tabela, ao passo que do outro lado do espectro, a Eslovénia foi a que mais reduziu os preços, em 4,7%. No entanto, reforça que em média, os preços das telecomunicações na União Europeia aumentaram 0,4%.

Na leitura da Anacom, a NOWO continua a liderar as ofertas com mensalidades mais baixas em oito das 13 ofertas, a MEO tem quatro e a Vodafone tem dois tipos de ofertas mais baixas. Em termos homólogos de 2021, a MEO aumentou a mensalidade de dois serviços e diminuiu de outros três. A NOS aumentou o preço de uma oferta e a NOWO diminuiu a mensalidade de um dos seus serviços.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.