A assinatura do protocolo é uma das iniciativas do dia em que se assinala um ano de atividade da Altice Labs, o laboratório de desenvolvimento e inovação que herda o histórico da PT Inovação e que centraliza em Aveiro as atividades do Grupo Altice nesta área.

Dentro do Grupo PT o desenvolvimento de soluções 5G tem há um longo histórico e a PT Inovação foi mesmo um dos primeiros dentros de investigação a conseguir financiamento europeu para investigação nesta área, com quatro projetos aprovados ainda em 2014 no âmbito das parcerias público privadas, como explicou Alcino Lavrador, diretor geral da Altice Labs durante a apresentação à imprensa do protocolo.

"O 5G é uma disrupção e temos consciência de que não podemos fazer tudo sozinhos. Para além das ligações à academia precisamos de ligações à indústria", justifica.

Alcino Lavrador adianta ainda que com este laboratório que agora foi criado dentro da Altice Labs o objetivo é desenvolver e construir produtos para levar ao mercado.

Também Pedro Queirós, presidente executivo da Ericsson Telecomunicações em Portugal, colocou o destaque na rentabilização do investimento no I&D à volta do 5G. "Vamos transformar isto [o laboratório] em algo que nos orgulhe e que consigamos rentabilizar", afirma.

O executivo lembra que esta é uma forma de cimentar uma parceria de longa data entre a Ericsson e a PT e reforçar uma área onde existem grandes exigências e expectativas, de maior velocidade e redução da latência para suportar as soluções do futuro.

"No próximo ano, em 2018, vai ser mandatório os operadores terem provas de conceito", explica Pedro Queirós. No roadmap está previsto que em 2020 cada país tenha uma cidade com a tecnologia de rede de nova geração e o presidente executivo da Ericsson adianta que "vamos tentar que Aveiro seja a primeira cidade portuguesa com 5G". Para 2025 o objetivo da Europa é ter as principais cidades ligadas em 5G.

A Ericsson tem vindo a fazer testes sobretudo na Ásia e está à procura de parcerias com operadores que possam adicionar valor à tecnologia com soluções que possam ser colocadas no terreno, e rentabilizadas, uma estratégia onde se enquadra a assinatura do protocolo hoje realizada com a Altice Labs.

Nota da Redação: A notícia foi atualizada durante a apresentação que decorreu esta manhã em Aveiro.