O debate antecipou o Dia da Internet, que hoje se assinala, e reuniu virtualmente no Parlamento Europeu vários oradores para falarem sobre o tema “Internet access: a new human right”. Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, defendeu a importância de garantir o acesso generalizado a serviços de banda larga em toda a Europa, a preços acessíveis, e deixou um recado aos Estados Membros sobre a implementação do 5G.

"Ninguém deve ser privado da Internet por razões económicas ou sociais e por isso temos, há vários anos na Europa, regras de serviços universal", afirmou, lembrando que no fim deste ano todos os europeus  devem ter acesso a serviços de banda larga adequados e a um preço acessível.

Mas conetividade não é só um direito, aumentar a conetividade é chave para as oportunidades económicas é um pré-requisito para a recuperação, afirma Ursula von der Leyen, referindo que atualmente 1 em cada 7 europeus não têm ainda acesso a internet de banda larga e que o problema é mais grave em áreas rurais. Segundo os dados partilhados, só 44% dos europeus tem ligação gigabit.

Foi neste âmbito que a presidente da Comissão Europeia se referiu ao 5G. "Temos de acelerar", afirmou, dizendo que "só 28% das frequências chave foram alocadas pelos estados membros". A presidente adiantou ainda que por isso os Estados Membros vão ser obrigados a dedicar pelo menos 20% do fundo de resiliência, o Next Generation EU, para a transição digital.

"É a nossa hipótese de levar a expansão da internet para todas as áreas", afirma.

Regulamento do leilão do 5G faz escalar a “guerra” entre as três principais operadoras e a Anacom
Regulamento do leilão do 5G faz escalar a “guerra” entre as três principais operadoras e a Anacom
Ver artigo

Recorde-se que as metas do 5G que estavam definidas previam a criação de pelo menos uma cidade com conetividade 5G até final de 2020 em cada Estado Membro, mas que os planos de alocação das frequências, através de concursos ou leilão, foram comprometidos em muitos países, entre os quais Portugal, que ainda não avançou com o leilão do espectro.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.