A fase principal do leilão do 5G avançou hoje para o seu 189º dia. Nas 12 rondas de hoje, as licitações atingiram 416,864 milhões de euros, numa subida de 4,791 milhões de euros em relação ao dia anterior. A totalidade do leilão, que inclui a fase reservada a novos entrantes, resulta agora num encaixe potencial de 501,215 milhões de euros.

Os dados disponibilizados pela Anacom permitem verificar que as mudanças voltam a acontecer na categoria J da faixa dos 3,6 GHz. Nesta faixa nativa do 5G registam-se hoje subidas de 5% em relação às propostas de 12 lotes.

Em relação ao preço de reserva, todos os lotes da categoria J da faixa dos 3,6 GHz contam já com valorizações superiores a 560%, destacando-se os lotes J02, J08 e J28, cuja valorização se situa agora nos 598%.

Clique nas imagens para mais detalhes sobre as licitações de hoje 

Recorde-se que, à medida que se elevam as expectativas em relação ao fim do leilão, a Associação Nacional de Municípios Portugueses quer que o Estado olhe para o interior do país e aplique a “bazuca” de fundos europeus na garantia de cobertura da rede 5G nos territórios de baixa densidade populacional, onde o mercado concorrencial não chega, e a sugestão já terá recebido o apoio da Anacom.

Monitorização da agricultura com drones e smart glasses que transmitem a visão do médico vencem IoT Challenge
Monitorização da agricultura com drones e smart glasses que transmitem a visão do médico vencem IoT Challenge
Ver artigo

Olhando para o futuro da conectividade, com um particular foco nas redes 5G, ainda hoje, a sexta edição do IoT Challenge da Altice Empresas destacou projetos ligados à Saúde, Agricultura, Logística e Mapeamento 4D como vencedores dos prémios.

Na Saúde, a vencedora foi a SurgeonMate, uma empresa que desenvolve soluções para profissionais do sector. Na Agricultura, a Beyond Vision utiliza tecnologia aplicada em drones para monitorizar os campos agrícolas, assim como assegurar a logística necessária para percorrer a “last mile”. A Voxelmaps trabalha com modelos de IA aplicados a dados recolhidos, em tempo real, em mapas 4D.

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização: 19h13)

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.