Continua a somar o encaixe potencial do Leilão do 5G, mais acelerado desde que mudaram as regras que impedem os operadores de licitar pelos valores mínimos de 1 e 3%. As faixas dos 3,6GHz, nativas do 5G, continuam a dominar o interesse dos operadores, somando hoje mais 5, 9 milhões de euros e fazendo com que o encaixe potencial da fase principal se fixe em  448,6 milhões, enquanto a soma das duas fases ultrapassa os 533 milhões.

Os dados da Anacom mostram que foram realizadas 12 rondas no 195º dia da fase principal do Leilão do 5G, depois de na semana passada se terem assinalado 9 meses depois do início, a 14 de janeiro.

Foram feitas propostas em 9 dos 52 lotes da concurso, e há um dos lotes, na faixa de 3,6 GHz, que já valorizou mais de 700%.

Recorde-se que o valor de reserva de espectro fixado pela Anacom para o leilão era de 237,9 milhões de euros, mas que a concorrência entre os operadores já mais do que duplicou aquele que é o potencial de encaixe para o Estado com a entrega das licenças aos operadores.

Leilão 5G: Licitações aceleram, tecnologia e operadores estão prontos mas ainda não há sinal do 5G
Leilão 5G: Licitações aceleram, tecnologia e operadores estão prontos mas ainda não há sinal do 5G
Ver artigo

Se o leilão continuar a este ritmo, mesmo com aumento de 4,5 milhões de euros em média por dia, até ao final do mês de outubro poderiam ser somados mais 270 milhões de euros ao encaixe potencial, ultrapassando um encaixe de 780 milhões com as licenças do 5G, o que mais do que triplicava o valor de reserva de espectro inicialmente definido pela Anacom.

Ninguém arrisca uma data para o leilão terminar, embora a tecnologia esteja pronta, os operadores garantam estar preparados, e haver já muitos equipamentos que suportam o 5G no mercado.

Nota da redação: A notícia foi atualizada com mais informação. Última atualização 19h23

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.