A Tutela apresentou um relatório focado na avaliação do desempenho das operadoras nas redes 3G/4G nas cinco principais cidades portuguesas e espanholas, através de mais de 1,4 milhões de testes de velocidade e 20 milhões de medições de latência, concentrados no período de 1 de março a 31 de agosto deste ano. Lisboa, Porto, Braga, Coimbra e Faro foram as cidades testadas, enquanto que em Espanha esteve em avaliação Madrid, Barcelona, Bilbao, Sevilha e Valência.

Lisboa foi distinguida com a Qualidade de Consistência Excelente com 78,5%, relativo à melhor experiência de rede entres as cidades portuguesas, mas ficou em terceiro no conjunto ibérico, atrás de Sevilha (82,4%) e Valência (80,9%). As duas cidades espanholas lideraram ainda no que diz respeito à rede mais rápida, com velocidades médias de 18,1 Mbps e 17,3 Mbps, respetivamente. No teste da Tutela, o Porto é a cidade portuguesa com a ligação mais rápida, oferecendo um desempenho médio de 13,7 Mbps. No que diz respeito à velocidade, todas as cidades portuguesas oferecem médias inferiores às espanholas neste teste.

tek tutela

Os resultados contrastam com aqueles que foram apresentados pela DECO Proteste, através da sua ferramenta colaborativa QualRede, salientando que o distrito de Braga oferece a internet mais rápida de Portugal, registando uma média de 28,1 Mbps.

Já Leandro Demarchi, diretor de vendas da Tutela, refere que embora Espanha se tenha destacado com a cidade com a melhor qualidade de rede móvel a nível ibérico, reconhece a fiabilidade das redes portuguesa, já que as cinco cidades tiveram qualidade de consistência Excelente superior a 75%. Até Londres, segundo o teste feito ao Reino Unido, obteve 74,4%, valores inferiores aos de Portugal.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.