A Anacom lançou uma nova campanha de informação relativa ao 5G, dando nota de algumas obrigações que as principais operadoras têm de assumir, como requisitos do leilão do espectro. Em causa está o facto de que certas entidades nacionais podem pedir a instalação de base macro e outdoor small cells para potenciar o acesso às redes 5G.

Segundo o regulador, as regras ditam que os operadores que adquiram pelo menos 50 MHz de espectro na faixa dos 3,6 GHz são obrigados a fazer a instalação das respetivas bases 5G, sempre que lhes sejam solicitadas por algumas entidades. As três principais operadoras (MEO, NOS e Vodafone) incluem-se nestas obrigações.

Anacom 5G
Créditos: Anacom

A instalação de bases 5G pode ser solicitado por entidades como hospitais e centros de saúde; universidades, estabelecimentos de ensino superior ou outras entidades de sistema científico e tecnológico nacional; portos e aeroportos, instituições militares; entidades gestoras ou promotoras de parques empresariais, parques industriais ou áreas de localização empresarial.

O regulador chama a atenção nesta campanha, para a importância de as instituições abrangidas fazerem os pedidos aos respetivos operadores, dentro dos respetivos prazos estipulados. “Estas infraestruturas garantem, nomeadamente, uma maior conectividade 5G e uma rede otimizada para as necessidades da organização, conseguindo melhores coberturas e assegurando a possibilidade de tirar maior partido dos avanços da última geração móvel, agora e no futuro”, destaca no comunicado.

Destaca ainda que permite colmatar a falta de rede móvel ou o reforço da mesma, além dos features que já são conhecidos: envio de maior volume de dados e mais velocidade e uma latência muito baixa. Pode saber mais detalhes sobre esta campanha no website da Anacom. Quanto aos prazos de pedido, à NOS tem de ser feito até ao dia 26 de novembro de 2023, a Vodafone até 29 de novembro de 2023 e a MEO até 15 de dezembro de 2023.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.