Lançado pela União Europeia, o programa WiFi4EU pretende garantir o acesso a redes Wi-Fi gratuitas nos espaços públicos europeus. De acordo com a Anacom, das câmaras municipais portuguesas que foram contempladas com verbas para a instalação de Wi-Fi em locais públicos, cerca de 160, já instalaram os equipamentos e já disponibilizam Wi-Fi. A entidade reguladora detalha também que deste conjunto, perto de uma centena têm os processos de instalação dos equipamentos em curso.

No entanto, das câmaras municipais portuguesas que foram contempladas com verbas para a instalação de Wi-Fi em locais públicos, existem perto de 30 que têm apenas quatro meses para implementar o projeto, sob pena de perderem o direito aos vouchers obtidos.

Clique nas imagens para saber que municípios que têm menos tempo para implementar o projeto WIFI4EU

Segundo a Anacom, alguns municípios perderam o seu voucher WiFi4EU, tal como sucede no caso de Ílhavo, Caldas da Rainha, Arouca e Monforte, e no município da Madalena, nos Açores, que desistiu.

Devido à pandemia de COVID-19, a Comissão Europeia adiou por duas vezes o prazo para a implementação dos projetos, não sendo expectável que existam novas prorrogações, avança a Anacom.

Ao todo, no conjunto das quatro convocatórias do WiFi4EU, os vales atribuídos aos municípios portugueses pela Comissão Europeia atingem cerca de quatro milhões de euros, tendo sido contempladas cerca de 90% das autarquias. O valor unitário de cada vale é de 15 mil euros.

Recorde-se que a iniciativa WiFi4EU tem como objetivo proporcionar acesso à Internet de alta qualidade a residentes e visitantes locais nos principais centros de vida da comunidade local, , contribuindo para a redução da exclusão digital e para o aumento do acesso aos serviços públicos online.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.