A transformação digital não se resolve meramente com tecnologia, defende Luis Coelho, que aborda as mudanças para as quais as empresas se devem preparar.
Quais os fatores críticos para o sucesso da implementação de uma estratégia de Cloud? Alexandre Ruas coloca o TCO e o modelo a adotar no leque das principais.
Durante mais de um ano, para diversos setores o único canal de venda “aberto” passou a ser o e-commerce, mas Portugal ainda está abaixo da média da Europa, como refere Tiago Oom neste artigo de opinião.
Manuel Dias defende neste artigo de opinião a importância e os benefícios das comunidades de partilha, e do valor que trazem para as pessoas e o ecossistema. A recém criada Power BI Portugal é o exemplo apontado.
Com a digitalização das empresas a acelerar, a definição da estratégia de cloud é ainda mais importante e José Freire avança neste artigo com a forma de escolher a melhor abordagem.
Embora a segurança seja um assunto de todos, grande parte das pessoas não parecem preocupar-se em proteger ativamente os seus dados. Frédéric Rivain defende que não podemos confiar esta tarefa só aos governos e empresas e aponta três áreas onde é relevante montarmos a "autodefesa digital".
A propósito do Fórum Portugal Digital, Francisco Jaime Quesado alinha algumas das principais questões que precisam de ser asseguradas para a reconstrução de um Portugal Digital.
Numa altura em que tantas pessoas vivem alguma incerteza no que se refere ao seu futuro profissional, Artur Santos chama a atenção para uma das áreas tecnológicas de maior crescimento: Data.
Nem sempre a fase de testes é considerada de forma eficaz nas empresas e Weverton Pereira aborda neste artigo os diferentes conceitos e processos a aplicar.
Como vão transforma-se os smartphones no futuro e que funcionalidades vão assumir? Miguel Pedroso traça um caminho que passa pelo 5G e as smart cities.
O desafio da proteção de dados é duplo, num equilíbrio entre o que os utilizadores partilham, muitas vezes sem saber, e o que as empresas necessitam para melhorar os serviços, defende Cassandra Moons neste artigo de opinião, que advoga uma abordagem proativa nesta área.
As estrelas parecem tão distantes, minúsculos pontos no céu noturno, que aparentam estar de todo fora do nosso alcance. Pelo contrário, os astrofísicos estão a desvendar os seus segredos, sondando-as mesmo até ao seu núcleo, explica Charlotte Gehan.
Os Açores são uma peça central na estratégia nacional para o Espaço e haverá avanços nos projetos locais em breve. Antes, será conhecida a Agenda Mobilizadora para o Espaço, que enquadra o tema no Plano de Recuperação e Resiliência, conta em entrevista Ricardo Conde, presidente da Portugal Space.
Que transformações trazem as novas tecnologias de robotização, machine learning e inteligência artificial para a área da auditoria? Ivo Morais explora o conceito neste artigo de opinião.
A pandemia de Covid-19 também fez com que os receios pessoais e sociais aumentassem, nomeadamente no que toca ao desemprego e a outras questões sociais. Fernando Braz defende que a forma como as empresas se comportam hoje moldará a forma como serão percecionadas após a pandemia.
A atual situação pandémica empurrou as empresas para a tecnologia edge, criando mudanças dramáticas nos padrões de tráfego das redes e contribuindo para a produção de quantidades significativas de dados que são gerados em dispositivos distintos de várias localizações, defende Carlos Cunha que explic
É sempre importante estarmos preparados, e agora que as fases iniciais da mudança social provocada pela Covid 19 passaram, é tempo de as empresas reavaliarem as suas medidas de segurança de forma a protegerem melhor os seus clientes, defende Ashish Surti.
Na elaboração das novas Regras de Registo de .pt foram consideradas as questões dos conteúdos ilegais online, o que levou a prever mecanismos de bloqueio ou remoção de domínios que alojem conteúdos ilegais ou ações configuráveis como de DNS Abuse, escreve Marta Moreira Dias neste artigo de opinião.
Nos últimos anos, os diretores de tecnologia foram deixando de ser vistos como operacionais ou mais um centro de custo e começaram a ser decisivos nas estratégias das empresas tradicionais, defende Felipe Sales.