As portuguesas D3, ANSOL e ISOC-PT fazem parte de um grupo de quase 50 associações de proteção dos direitos digitais e privacidade que enviaram uma carta à Comissão Europeia para exigir a retirada desta proposta que acreditam que coloca em risco todos os cidadãos e a próprias vítimas que quer proteg
Quarenta e dois por cento do tráfego de internet é gerado por programadas de software automático. Estes bots na maior parte dos casos servem fins maliciosos e estão de olho nas compras online.
Para profissionais, artistas ou criadores de conteúdo que necessitam de ter um estúdio ambulante, o Asus Zenbook Duo é um portátil apetrechado de hardware e de duplo ecrã.
Como só ele sabe fazer, o telescópio espacial James Webb captou a imagem reveladora de uma "ampulheta de fogo" cósmica, destacando o comportamento de uma protoestrela central em formação, a fazer lembrar fogo de artifício.
Em 2023, a Google gerou 14,3 milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono, valor que representa um aumento de quase 50% nas emissões de gases de efeito estufa nos últimos cinco anos. A “culpa” é do consumo dos data centers usados para alimentar a IA .
Mais de metade dos clientes inquiridos num estudo da Vodafone sobre inteligência artificial consideram que as empresas experientes na aplicação desta tecnologia são mais propensas a fazer previsões precisas.
A Musiversal diz que nasceu para democratizar o acesso a serviços musicais colaborativos. Criou uma plataforma que no último ano triplicou o número de subscritores e acaba de anunciar uma ronda de investimento de 2,8 milhões de euros e o primeiro evento local.
Em causa está a revogação de licenças para o envio de tecnologia que permite à Huawei manter atividade nos Estados Unidos. Entre os fornecedores impedidos de fazerem chegar os seus produtos à tecnológica chinesa estão a Qualcomm e a Intel.
A Assembleia-Geral das Nações Unidas adotou uma resolução patrocinada pela China, com o apoio dos Estados Unidos, que insta as nações desenvolvidas a garantirem que os países em desenvolvimento tenham oportunidades iguais de beneficiar da inteligência artificial.
Está aberto um novo concurso da FCT, com financiamento do PRR, para apoiar projetos de IC&DT nas áreas de cibersegurança, inteligência artificial e ciência de dados na administração pública.
A IA está, gradualmente, a chegar a mais empresas, com mais incidência nas organizações de maior dimensão. Um estudo da Experis coloca Portugal um pouco atrás, mas em linha com as tendências globais.
Tarefas diferenciadas por cores, estatísticas inteligentes e visualização de padrões para descobrir correlações entre as várias atividades são alguns dos destaques na app e tomar decisões informadas.
Margarida Amado conta na primeira pessoa a sua experiência na JUNITEC, a Júnior Empresa mais antiga de Portugal, e a aprendizagem que teve desde que foi escolhida para a organização onde coordena o departamento de inovação.
Um relatório europeu avalia os progressos de Portugal na digitalização e revela pontos fortes e a melhorar. Apesar da maturidade no 5G e serviços de saúde digital, continua a a falhar nas competências.
A Meta foi impedida de usar dados dos utilizadores brasileiros para treinar inteligência artificial (IA). A medida foi anunciada pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados do país e a empresa tem agora cinco dias úteis para alterar a política de privacidade.
A conectividade, as competências, a digitalização das empresas e a adoção de tecnologias inovadoras são as grandes pedras no sapato da União Europeia para atingir as metas da Década Digital, reconhece o segundo relatório de acompanhamento da iniciativa.
E enquanto as famosas Perseidas não chegam, há outros motivos para olhar para o céu à noite, durante o mês de julho. Prepare-se para espreitar um herói, descobrir uma joia magnífica e, quem sabe, assistir ao nascimento de uma estrela.
Há pouco mais de um ano, a Anacom determinou que as operadoras de telecomunicações tinham de acabar com as ofertas que violassem a neutralidade da rede. Agora, o regulador constata que, de modo geral, as operadoras procuraram descontinuar as ofertas zero-rating e reformular contratos vigentes.
Portugal fez progressos nos últimos anos na digitalização, nomeadamente a implementação do 5G em todo o território muito antes de 2030, mas as competências digitais das pessoas estão pouco acima da média europeia.
Quando se consumar a integração da tecnologia do ChatGPT no iOS e na próxima versão do iPhone, os utilizadores vão poder experimentar as novidades gratuitamente, mas a estratégia de “borlas” da Apple pode não durar muito.
As primeiras imagens captadas pelo nanosatélite português Aeros MH-1, enviado para o espaço em 4 de março, já foram recebidas pelo centro de operações e revelam a nova capacidade de observação do Oceano Atlântico.
Com mais o fim de um mês, a plataforma de benchmark AnTuTu acaba de partilhar a última versão do ranking dos smartphones mais poderosos do momento, relativo a junho. E não há modelos Samsung ou Xiaomi na classificação.
O Samsung Galaxy Ring deverá conseguir medir o ritmo cardíaco, o stress e a temperatura dos utilizadores, e também prever os ciclos menstruais, dizem os rumores. O gadget poderá ser apresentado no próximo Unpacked a 10 de julho.
A principal característica da inteligência artificial Noctie é a capacidade de imitar o estilo de jogo humano no xadrez, evitando a sensação de jogar contra uma máquina.