O Porto vai acolher mais de 10 eventos, entre os próximos dias 16 e 31 de outubro, sob a iniciativa Porto Tech. O objetivo é unir a comunidade tecnológica local a empreendedores e investidores.

A cidade vai ser palco de diferentes atividades, desde workshops a conferências e a hackathons, que vão juntar atores do ecossistema tecnológico e empreendedor local e internacional.

São esperadas cerca de quatro mil pessoas durante duas semanas em eventos associados às áreas de Data Science, Inteligência Artificial, Blockchain, Deeptech e Startups.

A NDC Porto, a conferência Porto Tech Hub, um Bootcamp, projetos da Universidade do Porto e um Hackathon das Portuguese Women in Tech estão entre as diferentes atividades previstas.

Tudo isto será conjugado com um evento da cidade, no M.Ou.Co Hotel, a 26 de outubro, que pretende juntar os vários players do ecossistema tecnológico para celebrar o empreendedorismo, a música e o trabalho colaborativo das comunidades “tech”, pode ler-se num comunicado enviado às redações.

O Porto Tech é, de acordo com o município, “uma forma de celebrar as comunidades tecnológicas que residem na cidade”.

Atualmente, a cidade invicta é a casa de quase 600 startups que empregam cerca de 8.900 pessoas. A contribuir para o crescimento deste ecossistema de tecnologia estão mais de 90 universidades e centros de investigação, entre as quais se destaca a Universidade do Porto, e quase 50 centros de investigação, como, por exemplo, o INESC-TEC e o INEGI.

Em comunicado destacam-se também mais de 20 incubadoras e aceleradoras da região. O Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto do Porto (UPTEC), desde que foi fundado, em 2007, já apoiou mais de 700 projetos empresariais e permitiu a criação direta de mais de 3.600 empregos.