Na abertura da conferência de programadores do Facebook o fundador da rede social confirmou que a empresa acaba de lançar os chat bots no Messenger, as ferramentas necessárias para promover interatividade entre marcas e utilizadores ao mesmo nível que hoje é possível fazer entre privados, mas com uma mãozinha de inteligência artificial.

Mark Zuckerberg mostrou alguns parceiros que já estão a trabalhar com a empresa nesta área e explicou o potencial que a tecnologia tem para substituir os meios de contacto mais tradicionais de uma marca com um cliente, como os números gratuitos que usamos para comprar um produto, mas também deixou claro que não é só nisso que a empresa está a pensar. Por esta via as marcas podem contactar diretamente com os clientes sem os obrigar a descarregar uma aplicação por cada serviço que usam. Podem fazer tudo através do Messenger usando assistentes robóticos que simulam a interação humana.

Na apresentação da Bots on Messenger o Facebook Zuckerberg focou-se sobretudo no potencial da ferramenta para substituir outros canais de contacto e gerar uma aquisição, mas a plataforma também pode ser usada noutros sectores como os media, para enviar informação sobre produtos ou conteúdos personalizados.

A CNN também foi um dos exemplos mostrados na apresentação. A cadeia de televisão experimentou o serviço para divulgar artigos e reportagens junto de quem a segue, uma informação que vai sendo personalizada ao gosto do cliente, à medida que o sistema recolhe informação sobre isso.   

Do anúncio faz parte a API que vai permitir desenvolver estes bots (ou robots) e adaptar a presença das empresas na aplicação de chat a esta nova forma de interação. Cinquenta milhões de empresas já usam o Messenger. à espera têm os mais de 900 milhões de utilizadores da plataforma.