As candidaturas para os apoios da FCT já estão abertas e podem ser submetidas até ao dia 25 de setembro. Os projetos de inclusão e literacia digital vão ser avaliados tendo em contra três critérios: o impacto que estão a ter; a sua “multiplicação” noutras geografias e demografias; e também pela qualidade e inovação das iniciativas.

A iliteracia digital continua a ser um problema em Portugal, como salienta o vice-presidente da FCT em comunicado. “34% dos portugueses nunca utilizou a Internet, o que se traduz num desafio a emissores e recetores da informação digital”, salienta Pedro Carneiro.

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia tem 500 mil euros para distribuir por vários projetos, naquela que é a segunda iniciativa do género promovida pela entidade.

As candidaturas podem ser submetidas por “entidades públicas, privadas, comunidades técnica, académica e pela sociedade civil” e devem ajudar a “reduzir as desigualdades digitais e promover a participação de todos na sociedade digital”.

Mais informações sobre os prémios podem ser consultados aqui, sendo que as candidaturas devem ser submetidas através deste link.