O Flash tem os dias contados - a própria Adobe já pediu aos programadores para migrarem para formatos mais modernos - e a Google vem confirmar ainda mais esta ideia. O colosso da Internet anunciou que a partir de 30 de junho vai deixar de aceitar a submissão de anúncios neste formato.

A medida toma proporções ainda mais efetivas a partir de 2 de janeiro do próximo ano quando a Google deixar de exibir por completo toda a publicidade que é desenvolvida em Flash.

A medida aplica-se claro às próprias redes de anúncios da empresa. “O Google Display Network e o DoubleClick Digital Marketing vão ser 100% em HTML5”, anunciou a tecnológica.

A Google lembra a necessidade de os anunciantes submeterem as suas campanhas no novo formato antes das datas referidas sobre pena de verem os conteúdos desaparecerem das plataformas no médio prazo.

Mas a gigante da Internet decidiu manter uma exceção. “Os anúncios Flash em vídeo não vão ser impactados desta vez”, garantiu a empresa.

Recorda-se que a Google já bloqueia os anúncios em Flash através do navegador Google Chrome.

O Flash, desenvolvido pela Adobe, tem vindo a perder popularidade ao nível da utilização, mas continua a apresentar graves problemas de segurança. Só em 2015 foram mais de 300 os bugs que afeteram o formato multimédia.