A ideia foi anunciada em 2021 mas foi em 2022 que se estendeu a celebração do World Quantum Day ou Dia Mundial Quântico em português, que tem ajudado a promover várias iniciativas. No ano passado organizou-se a primeira edição do Quantum@School em português, que vai repetir-se este ano, na próxima semana.

Apesar de o dia 14 de abril ter sido a data escolhida para assinalar o evento, o lema da organização é inequívoco: “Todos os dias são Dias Quânticos”. O 4.14 (escrita da data no formato internacional) é uma referência aos primeiros digitos da contante de Planck : 4.135667696×10−15 eV.s = 0,000 000 000 000 004 135667696 e V s, um produto de energia e tempo que é um elemento fundamental da física quântica.

A segunda edição 2023 do Quantum@School em Português tem data marcada para quinta-feira, 20 de Abril de 2023, e começa às 14 horas de Portugal Continental, com uma palestra de divulgação científica "Do desassossego de Einstein ao prémio Nobel da Física de 2022", difundida online para escolas em Portugal, no Brasil, e nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. As turmas podem participar por Zoom a partir da sua escola, e existem algumas vagas para participação presencial na Fundação Calouste Gulbenkian, que também se juntou ao projeto desde o início.

Yasser Omar, um dos promotores do projeto e presidente do PQI – Portuguese Quantum Institute, assim como professor no Instituto Superior Técnico, explica que a adesão a esta iniciativa global está a crescer e que há cada vez mais eventos e participantes.

"A física quântica transformou o nosso conhecimento sobre o universo e a nossa sociedade ao longo dos últimos 100 anos, e irá certamente continuar a fazê-lo nos próximos 100", defende Yasser Omar.

Para o professor, este “é um projeto a longo prazo, que iremos continuar, com colegas em todos os continentes. A física quântica é fascinante. É ciência fundamental, com vários aspectos ainda por desvendar, e que está na origem de novas tecnologias da informação, como a computação quântica e a internet quântica, que poderão revolucionar a nossa sociedade da informação, tal como foi reconhecido com o Prémio Nobel da Física de 2022", afirma Yasser Omar.

Defende que "Portugal pode contribuir muito em termos de investigação e inovação para esta área revolucionária, tal como já está a contribuir a nível global em termos de educação e divulgação científica, por exemplo com o lançamento do Dia Mundial Quântico”.

A organização explica que este ano vai ser anunciado pela primeira vez a nível mundial o concurso Quantum@Video para alunos do secundário, com edição em português.

Recorde-se que, em 2022, o PQI – Portuguese Quantum Institute lançou, em colaboração com o Museu Calouste Gulbenkian, o projecto Quantum@Museum, a primeira iniciativa a nível mundial para divulgar a física quântica num museu de arte e arqueologia, com destaque para o papel desta ciência nos métodos e equipamentos para datar os objectos e identificar os materiais de que são feitos.

No site  https://worldquantumday.org/how-to-engage/ pode ver como associar-se a esta iniciativa.