É já no próximo dia 2 de outubro que avança uma nova campanha internacional de prevenção de cibercrime da Google Ads que contou com a colaboração da Polícia Judiciária (PJ), a Polícia de Segurança Pública (PSP) e o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS).

Ao longo desta última semana de setembro, Portugal fez parte do 7.º encontro da rede de prevenção da cibercriminalidade InterCOP, que decorreu em Utrecht, nos Países Baixos. A PJ, a PSP e o CNCS trabalharam em conjunto com os países que fazem parte desta rede na criação e implementação da campanha.

Em comunicado é detalhado que a InterCOP funciona como rede de prevenção de cibercrime junto de adolescentes que têm conhecimentos informáticos para cometerem crimes. As campanhas da rede têm como objetivo agir junto dos jovens, informando-os sobre  as opções legais que podem seguir e prevenindo a realização de ações criminosas.

O projeto passa também pela criação de parcerias com o setor privado para colaboração numa campanhas e eventos onde se promovem encontros entre jovens hackers e as polícias de modo a realizar ações de prevenção, mas também de ethical hacking.

O número de ciberataques a infraestruturas críticas realizados por adolescentes tem aumentado em Portugal, com estes jovens a não terem noção do impacto dos seus ataques nem de como estes crimes podem impactar o seu futuro. Neste contexto, a prevenção assume um papel fundamental.

Fundada por membros das polícias da Finlândia, Reino Unido, Suécia, Países Baixos e Portugal, a rede InterCOP conta com 27 países membros, sendo financiada pelo Fundo de Segurança Interna da UE (ISF 2023-2025) e estando alinhada com o Operation Action 7.1, da prioridade EMPACT de CyberAttacks.