A iniciativa pretende debater e analisar os principais desafios e preocupações dos educadores e docentes no que diz respeito à utilização das novas tecnologias, por parte de crianças e jovens, em contexto digital.

Através dos painéis “As novas tecnologias e o Cyberbullying” e o “(Ab)uso Excessivo das Novas Tecnologias – Sinais de alerta” serão abordados temas relacionados com o bullying, o cyberbulliying, o sexting, com destaque para o papel das vítimas e dos agressores, mas também da família de ambas as partes, bem como da escola.

Em debate estará também o tema “Gestão do uso das novas tecnologias e plataformas interativas”, centrado na utilização de equipamentos como os smartphones, tablets, computador, televisão, além de jogos interativos e redes sociais.

Carlos Anjos, da Comissão de Proteção às Vítimas de Crime, David Justino, do CNE – Conselho Nacional de Educação, Rosário Carmona e Costa, do CADIn – Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil, e o docente da Universidade de Aveiro Vania Baldi, são os oradores convidados.

O seminário “Novas tecnologias: Uso ou abuso? é organizado pelo SIPE – Sindicato Independente dos Professores e Educadores e vai realizar-se no dia 18 de março, no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro, a partir das 9h30.

As inscrições fazem-se através do site www.sipe.pt.