Promovidas em Portugal pela Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI), as Olimpíadas da Informática da Europa Ocidental decorreram no passado 17 de junho, de forma remota. Estiveram presentes alguns alunos dos ensinos básico e secundário nacionais, vencedores das provas nacionais.

Cada país pode apresentar um máximo de seis alunos, selecionados durante um estágio online organizado pelo Professor Pedro Ribeiro. O grupo de alunos português obteve resultados muito positivos, conquistando três medalhas de bronze, pelos alunos Tiago Sousa, Tomás Faria e Luís Barbosa, dois do 12º e um do 10º ano. Compuseram a seleção nacional ainda os alunos Laura Muliar (10º), Diogo Ferreira (11º) e Pedro Peixote (12º).

APDSI

A participação dos alunos na competição de informática foi feita de forma remota, tendo participado um total de 58 concorrentes de 10 países: Bélgica, Espanha, França, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal, Reino Unido e Suíça. Segundo a organização, esta prova foi um meio de excelência para ganharem experiência internacional. A APDSI afirma que vai continuar a apostar no futuro nestas competições, com a ambição de o fazer em formato presencial. Em 2024 será realizado no Reino Unido e em 2025 em Itália.

Nunca é demais destacar a ajuda inestimável de toda a equipa que os acompanha cientificamente, com especial ênfase no trabalho e liderança do Pedro Paredes, da Universidade de Princeton”, refere a organização no comunicado.

No calendário já estão marcadas as próximas datas de competição. A Prova de Seleção está marcada para um formato presencial no dia 30 de junho, que vão qualificar os quatro alunos olímpicos para representar Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática, que decorrem este ano na Hungria.

Nos dias 8 e 9 de julho realiza-se a participação remota no Concurso Ibero-Americano de Computação. Nesta prova, na edição de 2021, Portugal conquistou uma medalha de ouro e duas menções honrosas.