A equipa da UDL Esports EA FC pretende ser mais um movimento de proximidade às camadas mais jovens e vai estar sediada no espaço gaming permanente na Porta 10 do Estádio Dr. Magalhães Pessoa. Os jogadores já foram apresentados e são Guilherme "Guialex" Alexandre, de 19 anos, que já venceu a taça de Portugal de FIFA em 2021, Rafael "GodRafa" Santos, uma promessa do futebol virtual em Portugal que se afirmou na época do FIFA 23, e André "Zitsubasa" Pereira, que se tem vindo a destacar desde o FIFA 22.

O trio é treinado por Luís "Lord Valium" Marques, veterano do futebol virtual com presença em diversas competições de FIFA, com destaque para a participação no campeonato do mundo de Londres em 2002, e Rui Viegas como cientista desportivo.

A União de Leiria explica que o projeto de esports é feito em parceria com o clube de desportos eletrónicos For The Win Esports Club (FTW) e que, no início, irá competir na modalidade de futebol virtual EAFC (antigo FIFA) com 3 atletas que vão disputar torneios no EAFC tradicional (1v1 e 2v2).

O clube pretende expandir esta aposta a outras modalidades associadas ao futebol virtual, que serão anunciadas futuramente.

União de Leiria, equipa de eSports
créditos: União de Leiria

"Os esports têm uma tração cada vez maior nas camadas mais jovens da cidade e região, pelo que seria essencial estarmos presentes nesta modalidade em franco crescimento", adianta Francisco da Silva Santos, Gestor de Projeto da União de Leiria Esports, citado em comunicado. "Queremos que os nossos jovens tenham mais um ponto de ligação ao clube, integrando-se na ideia de que somos “muito mais do que futebol”", salienta, garantindo que as metas competitivas são ambiciosas.

No próximo dia 22 de setembro vai ser divulgado o calendário competitivo da UDL Esports EA FC.