Portugal é o segundo país da União Europeia onde as empresas têm maior facilidade em preencher vagas de trabalho relacionadas com as novas tecnologias. Uma realidade que contrasta de forma significativa com aquilo a que se assiste noutros países comunitários onde há uma grande dificuldade em contratar profissionais de TI.

Apesar desta indicação, dada por um estudo do Eurostat, a verdade é que as tecnológicas em Portugal continuam a ter muitas oportunidades de trabalho que ainda estão por preencher.

O Tek preparou um especial sobre emprego relacionado com tecnologias da informação e contactou mais de 50 empresas que estão a contratar ou vão fazê-lo a curto e médio prazo. Resultado: mais de 2.000 oportunidades concretas para todos os que têm interesse em enveredar pelo segmento das TI ou que têm carreira no sector, mas procuram novas aventuras.

Ontem publicámos as vagas disponíveis num grupo de empresas já com historial e peso no segmento das TI. Para hoje reservamos as oportunidades de emprego que estão disponíveis em empresas jovens.

Pois se trabalhar nas TI pode ser o objetivo de muitas pessoas, o ambiente de crescimento e aprendizagem que uma startup garante pode ser um factor adicional de interesse para os candidatos. Identificamos na galeria abaixo 15 tecnológicas que procuram mais de 500 profissionais no total.

Esta é uma amostra das empresas que estão a contratar, mas há muitas mais. Por exemplo, na incubadora da Startup Braga, de onde saem algumas das oportunidades listadas na galeria, identificámos outras cinco startups com vagas de emprego por preencher, mas relativamente às quais não foi possível apurar um número concreto de posições: Kide, Sios Life, Inygon, Glexyz estão entre as ‘contratantes’ e estão a recrutar nos segmentos de engenharia, marketing e machine learning.

Além das empresas referidas nas duas listas elaboradas pelo Tek existem certamente outras tecnológicas que estão a contratar em Portugal. Pode ficar atento à nossa secção Tek Expert onde são publicadas algumas das iniciativas de recrutamento feitas pelas empresas do sector das TI.

Sites como Sapo Empregos, Net Empregos, Trovit, Expresso Empregos e até a rede social LinkedIn são outras ferramentas online onde pode encontrar um novo emprego e uma nova oportunidade na carreira.

Rui da Rocha Ferreira e Cristina A. Ferreira