Os dados continuam a mostrar que boa parte dos ataques informáticos são bem-sucedidos porque os utilizadores não têm os cuidados que deviam ter. Abrem anexos de proveniência duvidosa, seguem links recomendados por fontes que não conhecem e são pouco criativos nas passwords que definem para aceder aos serviços que usam na Internet.

Os avisos repetidos continuam a fazer pouco eco e ano após ano as pesquisas que alinham as passwords mais usadas continuam a apontar para combinações como “123456”, “password”, “12345678” e “12345”, como as mais procuradas pelos utilizadores.

A assinalar o dia mundial das passwords, a empresa de segurança ESET alinhou seis regras que deve observar na gestão das suas senhas de acesso. Pode vê-las na galeria abaixo, mas fica já com a nota de que para a empresa uma das opções mais acertadas passa pela utilização de frases-password, em vez de palavras-passe. Têm o mérito de ser mais complexas de que uma simples palavra e ainda assim fáceis de memorizar.  

 “A ESET propõe que acrescente à sua password mais do que uma palavra para formar uma frase que faça sentido para si”, recomenda a empresa. “Pode depois acrescentar algumas letras maiúsculas para adicionar maior blindagem, bem como a pontuação, espaços (sim, é possível!) e blocos de letras maiúsculas”, acrescenta a empresa. Veja aqui os outros conselhos.