No cinema as imagens tri-dimensionais já fazem as delicias dos espectadores de todas as idades, e são mesmo uma das grandes atracções em parques temáticos como o francês Futuroscope, o espanhol Isla Magica e até o português Zoomarine, onde o 3D do vídeo é conjugado com outros efeitos de estímulo sensorial.

Agora os fabricantes de electrónica estão cada vez mais interessados em trazer esta funcionalidade para as casas dos clientes, inundando as salas de imagens, vistas com ou sem os óculos auxiliares.

Nas últimas grandes feiras de electrónica o 3D dominou as apresentações da Panasonic, da Sony e da LG, com promessas de concretização em produtos reais para breve, e a preços competitivos.

A japonesa Sony parece estar mesmo a apostar forte nesta ideia como forma de ultrapassar a perda de mercado que tem sofrido nos últimos anos em ecrãs LCD, e já prometeu modelos 3D em várias linhas de televisores para 2010.

Agora o presidente executivo da empresa vem mesmo garantir que no ano fiscal de 2012/2013, um terço a metade dos televisores vendidos pela Sony deverão ser 3D. A Sony quer conseguir receitas de 11 mil milhões de dólares neste mercado até Março de 2013, um valor bastante significativo.

Ainda sem modelos concretos apresentados, e apenas intenções, a Sony preparou um vídeo onde mostra o potencial...

A estratégia passa também por outras plataformas de entretenimento, como a PlayStation, e de trabalho, onde os computadores Vaio têm uma palavra a dizer. A Sony já garantiu que no final de 2010 a PlayStation 3 vai ser uma consola totalmente adaptada para conteúdos 3D e nós estamos cá para ver o resultado....

[caption]Nome da imagem[/caption]

Com o impulso do filme avatar, que chegar aos cinemas a 17 de Dezembro, a Panasonic tem também vindo a promover o 3D, e na feira alemã de electrónica IFA reservou um espaço significativo do seu pavilhão para mostrar as imagens que quer colocar nas casas dos clientes.

A empresa garante que no próximo ano vai ter modelos comerciais e já mostrou um protótipo de um plasma de 50 polegadas 3D, mas ainda não adiantou o preço, mas por agora mostra o de 103 polegadas.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Um vídeo da marca mostra também a sua "visão 3D".Na mesma senda, a LG anda a exibir protótipos 3D em tudo o que é feira de electrónica, mas ainda sem concretizar modelos, preços nem datas.

A Philips é uma das empresas que começou a investir mais cedo no 3D, mas parece ter perdido o "gás" e tratou já este ano de tentar limitar o entusiasmo dos outros fabricantes, e não tem data para o lançamento comercial do seu "cinema doméstico" 3D, embora também não se iniba de mostrar protótipos.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Enquanto não chegam à televisão, os efeitos 3D começam a ganhar lugar em cima das secretárias de trabalho e lazer.

[caption]Nome da imagem[/caption] A Samsung já tem um monitor 3D à venda em Portugal, o 2233RZ, de 22 polegadas, que também obriga ao uso de óculos e que aposta sobretudo nos jogos tridimensionais.

Ainda ontem a ASUS fez saber que se prepara também para lançar um portátil 3D, o ASUS G51J 3D, com NVIDIA®3D Vision.

Com o hardware a acelerar, faltam agora os conteúdos que justifiquem o dinheiro pago pela funcionalidade extra. No computador estes ainda são escassos, mesmo em jogos, e na TV e filmes esperam-se desenvolvimentos dos canais e do prometido Blu-ray 3D...