A nova gama de televisores e eletrodomésticos da TCL que vão chegar ao mercado ibérico durante 2024 foi apresentada num evento em Madrid, onde o SAPO TEK esteve presente. A estrela é o novo modelo topo de gama de 115 polegadas da linha de televisores QD MiniLED X955 Max, considerado o maior do mercado.

A fabricante está otimista para 2024, depois do bom registo do ano passado, consolidando a sua posição no mercado espanhol, tendo vendido 328,3 mil unidades em 2023, representando um aumento de 11,14%. As receitas foram de 97,1 milhões de euros, mais 54 milhões que o ano anterior, segundo destacou Óscar Gracia, Diretor Comercial do TCL Ibéria.

Os televisores continuam a ser o seu principal produto no mercado espanhol, sendo já 10% quota no país, com uma faturação de 121 milhões no último ano. Desde que chegou em 2022, Óscar Gracia destacou a evolução da sua quota, e os mais recentes dados davam 12% à empresa em março de 2024. Os sistemas de ar condicionado já começam também a ganhar destaque, com 2,2% da quota, num negócio que valeu 10 milhões de faturação.

Veja na galeria imagens dos televisores da TCL:

Em declarações ao SAPO TEK, Óscar Gracia diz que o investimento em Portugal já começa a dar frutos. E embora seja uma aposta mais recente que em Espanha, a marca já está presente em todos os principais distribuidores no nosso mercado. “O crescimento tem sido semelhante ao de Espanha, mas numa fase anterior. Agora estamos perto dos 5% da quota de mercado. O nosso objetivo é conseguir alcançar o terceiro lugar”, salientou o Diretor Comercial da marca.

Com o domínio atual da Samsung e LG, destaca a boa performance da Hisense em Portugal, melhor que em Espanha, mas o objetivo é ultrapassá-la. “A equipa da Hisense está a fazer um bom trabalho em Portugal”, refere Óscar Gracia.

A estratégia será semelhante, continuando a introduzir mais tecnologia e maiores tamanhos, começando primeiro com os televisores e numa fase seguinte os sistemas de ar condicionado e a gama de eletrodomésticos. A empresa começou por introduzir modelos mais acessíveis, com tecnologia 4K de gama de entrada, “mas agora estamos a colocar à venda os MiniLED, seguindo os mesmos passos que em Portugal”.

Nova gama de televisores com modelo de 115 polegadas como joia da coroa

Numa outra nota, Tiago Madeira, gestor de produto dos televisores em Portugal, destacou como grande novidade, os modelos MiniLED, com mais capacidade de brilho. “Pretendemos mostrar ao cliente os melhores contrastes entre os pretos e os brancos, principalmente o brilho em nits, sendo um grande salto em relação aos anteriores”. Em meados de abril, inícios de maio chega ao mercado o modelo de 115 polegadas, o X955 Max. O preço será 20 mil euros.

TCL Gama de televisores 2024

O modelo tem outros tamanhos de grandes proporções, um de 85 e outro de 98 polegadas. A marca procura oferecer uma experiência cinematográfica, mais envolvente. Mas como explicou Tiago Madeira, é preciso ter pelo menos uma distância de quatro metros para poder usufruir de toda a sua capacidade. Os modelos apresentam ecrãs de última geração, numa resolução de 4K, tecnologia Quantum Dot. Os televisores contam com sistemas de som Onkyo para áudio mais envolvente.

Outra gama apresenta foi a 65V6B, um modelo 4K HDR, destacando-se o sistema Micro Dimming, Dynamic Colour Enhanvement e suporte a HDR 10. São modelos que piscam o olho ao gaming, suportando HDMI 2.1 e sistema Game Master 2.0 que reduz a latência da imagem e ajustes de otimização automática. Os modelos têm a integração de Google TV, Google Assistant e Miracast e Chromecast.

Os modelos C655 Classic procuram combinar uma maior qualidade de imagem a funções inteligentes. Têm ecrãs QLED Pro, um processador AiPQ Pro. Procura oferecer um equilíbrio nas definições para qualquer tipo de conteúdo, sejam filmes ou videojogos. Também estão equipadas com o sistema de som ONKYO, suportado por Dolby Atmos. Tem ainda o suporte a sistemas inteligentes da Google TV.

Em outro campeonato, os modelos TCL 65C855 são televisores 4K de 65 polegadas com tecnologia QD-Mini LED. Tem um ecrã com 144 Hz para imagens fluídas, suportando HDR Premium e o sistema Game Master Pro 3.0, sendo uma das maiores experiências de gaming da marca. Os sistemas de som Onkyon e Dolby Atmos prometem experiências mais envolventes.

TCL Gama de televisores 2024

A TCL conta ainda com a gama T7B com ecrãs QLED Pro e tecnologia 4K HDR Pro, alimentada pelo processador AiPQ, suporte a Game Master 3.0. Para ambientes familiares, a Smart TV P755 oferece Dolby Vision, HDR 10+, uma taxa de atualização de 120 Hz e ainda sistemas de som Dolby Atmos e DTS Virtual:X. Por fim, o modelo QLED Pro de 65 polegadas do 65C655PRO promete negros mais profundos e colores vibrantes a 4K. Com a mesma tecnologia de som e assistentes inteligentes dos restantes modelos.

Sem uma apresentação formal, a TCL também revelou dois modelos de monitores de gaming que vão chegar ao mercado em 2024. Os pormenores são escassos, mas tratam-se de modelos topo de gama, para alto desempenho, suportados por ecrãs QD-Mini LED. A fabricante revelou dois modelos desta linha R8, incluindo o 34R83Q de 34 polegadas e o 27R83U que estavam em exposição no evento.

Os monitores contam com 1.152 zonas de Mini-Leds, prometendo brilho superior e efeitos HDR. Tem conector USB-C, com sistema reversível de energia para transferir dados até 10 Gbps e carregamento de 90 W.

TCL Gama de televisores 2024

No que diz respeito aos eletrodomésticos, a TCL revelou o novo frigorifico Free Build, um modelo que pretende ser mais flexível na disposição em casa, sobretudo para quem o deseja encaixar em armários da cozinha. O modelo é composto por quatro portas individuais, num formato americano. A possibilidade de arrumação é conseguida pela dissipação ser feita na parte inferior do mesmo e as suas portas abrem a 90º. Tudo somado, os modelos conseguem oferecer 521 litros de espaço, cabendo no mesmo espaço de um frigorifico de 506 litros. As laterais dos eletrodomésticos são mais estreitos que os convencionais.

A fabricante procura oferecer novas tecnologias nos seus modelos de ar condicionado. A empresa tem dois modelos, um para uso doméstico, outro mais profissional, para escritórios ou quartos de hotel. A gama FreshIn 20 destaca-se pela capacidade de purificação do ar em 360º. Tem um filtro anti bactérias, que suga o ar pelos filtros, saindo mais fresco. No topo tem uma tampa que abre paar entrar o ar, e o seu LED tem informações rápidas sobre a qualidade do ar. A empresa diz que o sistema consegue filtrar 60 metros cúbicos por hora.

TCL Gama de televisores 2024

O seu sistema Gentrle Breeze tem as mesmas características, mas adiciona-lhe um sistema de perfuração na grelha para “assoprar” o ar numa brisa agradável. Oferece sistema de autolimpeza e conetividade inteligente, suportando Google Assistant e Alexa.

A gama BreezeIN tem características semelhantes ao anterior, mas é de fácil montagem, limpeza e revisão. Este pode ser sincronizado para ativação de chave num quarto de hotel ou sistemas de deteção de incêndio.