Depois de no passado mês de outubro a British Academy of Film and Television Arts (BAFTA) ter anunciado que consideraria, pela primeira vez, obras cinematográficas produzidas por plataformas de streaming, a Amazon e a Netflix mostraram-se aptas para corresponder ao desafio.

Num evento que decorreu na noite do passado domingo, ambas as empresas arrecadaram galardões que ficarão para a história do cinema. Manchester by the Sea, da Amazon, conquistou o prémio de melhor guião original e Casey Affleck, protagonista no papel de Lee Chandler, o de melhor ator. O Netflix, por sua vez, viu o documentário de Ava Duvernay, 13th, arrecadar o galardão de melhor documentário.

Este é um momento assinalável para ambos os serviços de streaming que serve também para sublinhar o crescimento que se tem registado no consumo dos conteúdos produzidos e transmitidos por estas plataformas.

O momentum poderá registar um pico ainda mais alto no próximo dia 26 de fevereiro quando forem entregues os Óscares. Manchester by the Sea está nomeado pela Academia para seis categorias, incluindo a de Melhor Filme, enquanto 13th se arrisca a conquistar a estatueta de Melhor Documentário (Longa Metragem).

Os vencedores dos prémios BAFTA podem ser consultados na íntegra através deste site.