http://imgs.sapo.pt/gfx/554970.gif

Os testes de acesso à terceira edição do Codebits Security CTF, uma competição de segurança online que integra o evento promovido pela Portugal Telecom, já estão online e destinam-se a todos aqueles que gostam de desafios em cibersegurança.

As principais áreas exploradas pela competição são a de segurança na Web, criptografia e computação forense. Os participantes terão que superar seis desafios nestas áreas e no final de cada tarefa recebem um comprovativo. Os primeiros dez a submeterem todos os comprovativos poderão depois formar uma equipa com mais três elementos à escolha, da qual serão líderes, e que participarão na competição do festival Sapo Codebits 2012.

Na competição as equipas deverão responder a todas as questões e desafios o mais rápido possível. Existirá uma tabela onde as equipas podem ver quais os desafios já superados, quais os que estão por superar, e como estão as outras equipas a lidar com as mesmas tarefas – tudo através de um esquema de cores. Não existem respostas incorretas e podem ser dadas mais que uma resposta até que a mais indicada seja encontrada – os mais rápidos recebem cem por cento dos pontos, os segundos mais rápidos recebem 95 por cento e as restantes equipas recebem 90 por cento dos pontos.

Na página da organização pode ler-se que as equipas que não conseguirem superar os desafios da qualificação não terão qualquer hipótese na competição "a doer", pois os temas e os desafios serão ao mesmo estilo.

O uso de web scanners, ferramentas e scripts brute-force, ataques de negação de serviço (DoS) ou outro tipo de "batotas" são considerados como inválidos e resultam na desqualificação imediata do jogador, durante a qualificação, ou da equipa, durante a competição.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico