Decorreu em Paredes de Coura, entre os dias 2 a 5 de maio, mais uma edição do RoboCup Portuguese Open 2024. Uma das ligas do circuito é a RoboCup@home, focada em robots que têm a capacidade de realizar tarefas domésticas, entre as quais o trabalho de rececionista, capacidade para transportar sacos ou saber servir à mesa um pequeno-almoço, assim como garantir algumas regras dentro da casa.

A competição, que reuniu diversos robots construídos por estudantes, foi vencida pela equipa LAR@Home do Laboratório de Automação e Robótica da Escola de Engenharia da Universidade do Minho em Guimarães. CHARMIE foi o grande vencedor da competição, um robot assistente e de companhia para utilizadores idosos. Este consegue reconhecer comandos vocais e ter sempre uma cara simpática para responder aos pedidos dos utilizadores.

Veja na galeria imagens do RoboCup@Home 2024:

O robot tem quatro rodas omnidirecionais e um braço com capacidade para pegar em objetos, tendo sempre noção onde se encontra dentro de casa.

O CHARMIE não é um novato no que diz respeito a presenças em eventos dedicados à robótica. Esteve presente recentemente no RoboParty 2024 que decorreu em março, sendo uma das propostas que o Laboratório de Automação e Robótica mostrou no evento, juntamente com o FUTEBOLISTAS. O evento promovido pelo laboratório reuniu, nesta sua 16ª edição, 111 equipas, com participantes entre os 15 e 17 anos e outros mais jovens.

Maior festa dos robots está de regresso a Guimarães com o RoboParty 2024. Hoje prestam-se as primeiras provas
Maior festa dos robots está de regresso a Guimarães com o RoboParty 2024. Hoje prestam-se as primeiras provas
Ver artigo

As equipas têm de utilizar o kit fornecido para construir um robot, que depois terá de superar quatro desafios para testar as suas capacidades, incluindo provas de obstáculos, danças e corridas.

Veja na galeria imagens do CHARMIE:

Em representação de Portugal, o CHARMIE está agora a ser preparado para participar no campeonato do mundo, o RoboCup 2024, que se realiza em Eindhoven, na Holanda, entre os dias 17 a 21 de julho.

De recordar que o robot foi apresentado no início de 2023, mas o seu desenvolvimento começou em 2017. Ao longo dos anos, a equipa da LAR tem vindo a afinar as suas capacidades de interação com os humanos e os objetos, aprendendo também a tomar algumas decisões em ambiente controlado. Em entrevista ao SAPO TEK, Tiago Ribeiro, um dos investigadores responsáveis pelo robot, explicou que a ideia foi criar um assistente para pessoas que vivam sozinhas e que necessitem de auxílio em tarefas essenciais, sobretudo para quem tem limitações.