Tem dúvidas sobre as questões políticas, os projetos dos partidos para as próximas eleições? O SAPO lançou uma divertida ferramenta que o pode ajudar a esclarecer o que necessita sobre os partidos que vão a votos no próximo dia 10 de março. Tratam-se dos polaitólogos, três “especialistas” em política que foram desenvolvimentos totalmente com tecnologia ChatGPT.

Em explicação ao SAPO TEK, Bárbara Gouveia, coordenadora editorial do SAPO, o projeto surgiu para juntar diversas ideias: “passar as ideias dos programas políticos, tentar dar um ar mais leve e divertido ao tema para chegar a mais pessoas e usar, assim como mostrar as especificidades da IA”. O projeto envolveu diversas equipas do SAPO, desde a editorial, técnica, de design e produto, acrescentou Bárbara Gouveia.

O projeto pode depois ser adaptado a outros contextos, incluindo o uso das três personagens que discutem a política com o leitor. “É importante realçar que demos instruções ao ChatGPT para usar só determinado tipo de informação muito definida, neste caso os programas dos partidos políticos”.

site do dia polaitólogos

Os utilizadores são livres de fazer as perguntas que quiserem, mas para isso têm de ter uma conta paga ChatGPT Plus. Caso não tenham, basta escolher uma personagem, escolher um partido e depois escolher uma das perguntas disponíveis. Vai receber respostas diferentes de cada uma das personagens disponíveis: o Catraio, o Piadolas e o Velho do Restelo.

Segundo Bárbara Gouveia, a ferramenta pode ser boa para se perceber melhor outras medidas mais específicas ou mesmo para brincar com as personagens. “Mas não se esqueçam que estas têm indicações para responder apenas ao que sabem e ao que está nos programas políticos. Quando não sabem ou são confrontados com outras questões, os robots não perdem o tom e pode gerar respostas engraçadas”.

Na apresentação das personagens, que também foram criadas por IA, o Catraio é uma criança de cinco anos e vê o lado positivo em tudo. Se escolher esta personagem terá uma linguagem mais infantil, mas com alguma graça. A sua análise é feita com inocência, dando respostas simples. O Piadolas, como o nome indica, utiliza a sátira e humor nas suas análises, comunicando de forma informal. Por fim, o Velho do Restelo é resmungão e mal-humorado, sendo mais pessimista nas suas análises.

Para a criação do projeto, a equipa editorial do SAPO definiu previamente as perguntas que considerou mais importantes para o país, considerando a atualidade noticiosa. Foram criadas 22 questões diferentes. Foram criadas as personalidades das personagens e a respetiva análise do programa político. Foram submetidos os programas eleitorais dos partidos que concorrem às legislativas e que têm assento parlamentar. Esta é a única base de dados que servem de fonte às respostas dos robots, sendo excluídas entrevistas ou debates dos protagonistas.

Todos os prompts/robots são apartidários e todos os partidos foram submetidos de forma igual às mesmas perguntas, tendo sido geradas um total de 528 respostas. O SAPO não realizou qualquer intervenção humana no conteúdo das respostas, apenas intervindo em pequenas questões de formatação e/ou revisão de texto, é explicado na página dos polaitólogos.