A atualidade está repleta de ferramentas que nos dão liberdade para partirmos à descoberta de música que nunca nos chegou aos ouvidos. Do Spotify ao YouTube, passando pelo Last.fm e o Tradiio, basta escolher um entre tantos conhecidos e desconhecidos.

O site Every Noise at Once (ENO) é uma destas ferramentas. No entanto, a sua interface torna-o num caso singular.

Nesta página é possível explorar quase 1.500 géneros musicais entre os mais mainstream, como pop ou rock, e os subgéneros menos conhecidos com nomes complexos e exóticos como o bhangra ou o neo mellow. Todos eles estão expostos numa só página de forma dispersa e, embora não pareça, organizada de forma a juntar nos mesmos espaços os géneros mais semelhantes.

Clicar sobre um género musical vai reproduzir um trecho de 30 segundos de uma das bandas que se enquadre nesse tipo de música. Se quiser explorar mais bandas desse género basta clicar nas setas que aparecem à direita de cada um deles.

[caption][/caption]

Uma vez dentro da página do género músical, a lógica é exatamente a mesma só que desta vez, as setas levam-no para o perfil de Spotify do artista.

Se toda esta miscelânea de palavras lhe parecer confusa, pode optar por ver os mesmos conteúdos organizados de outra forma. No topo superior esquerdo da página tem a opção “list” que dispõe todos os conteúdos numa lista com direito a filtros de pesquisa e listas de reprodução dedicadas a cada género e artista.

A opção scan faz uma reprodução aleatória e “playlist” leva-o para uma lista de reprodução. A juntar a isto tudo, há ainda uma barra de pesquisa que o deixa procurar, especificamente, pelo género ou artista que desejar.

O site é um trabalho de Glenn McDonald, um programador da empresa The Echo Nest que em 2014 foi adquirida pelo Spotify.