Temas como a transição energética nas cidades, mobilidade sustentável, novos materiais para a era das alterações climáticas e o papel do hidrogénio verde fazem parte da lista de iniciativas e debates que vão decorrer no Pavilhão de Portugal na Cimeira do Clima que decorre até 12 de dezembro no Dubai.

A agenda conta com iniciativas de entidades governamentais e ainda de organizações como a Fundação Gulbenkian, a Fundação Oceano Azul ou a associação Zero.

É a primeira vez que Portugal tem um pavilhão autónomo nestas conferências, autonomizando a presença em relação ao anterior espaço usado com outros países da União Europeia, e a cimeira serve também para anunciar várias iniciativas de aposta na transição climática e na neutralidade carbónica, como a antecipação das metas do país em 5 anos, para 2045.

O pavilhão foi inaugurado ontem e até 10 de dezembro vai acolher mais de 30 eventos, sendo que nos dias 11 e 12 de dezembro vai estar aberto para as negociações da conferência, tal como acontece com outros pavilhões da COP 28.

O programa e as iniciativas do Pavilhão de Portugal na COP 28 podem ser consultados no site.