A iniciativa é promovida pelo Jornal de Negócios, BPI e Claranet em parceria com a Nova SBE e na segunda edição tem novidades, com mais categorias. O objetivo mantém-se de impulsionar a cultura de inovação e premiar os melhores talentos e projetos empreendedores em Portugal, com os organizadores a lembrar que a inovação impulsiona o crescimento económico e estimula a melhoria da qualidade de vida em Portugal.

Já este mês são abertas as inscrições para as empresas, no mesmo dia em que se realiza uma conferência em Matosinhos dedicada ao tema "Inovação em  tempos de desaceleração económica – parar não é opção".

Nesta edição a categoria de negócio é alterada e passa  a estar organizada por segmentos de negócio, destacando projetos nas áreas da agricultura e indústria; turismo e imobiliário; energia, utilities e infraestrutura; retalho e e-commerce; TMT; saúde; banca,  seguros e serviços; educação; setor público; setor / entidades sem fins  lucrativos. A categoria de tecnologia tem também alterações, passando a relacionar os melhores em algumas áreas, com os best ML & AI; best workplace /  transformação do posto de trabalho; best Web 3.0; best sustainable tech; best  cybersecurity; best software & application development.

São atribuídos prémios aos melhores projetos em cada uma das categorias, a que se somam mais quatro prémios, três entregues por dimensão da organização (Grande  Organização, PME e Startup) e ainda o Prémio Personalidade.

No site oficial da iniciativa há mais informação sobre as candidaturas e a primeira edição do Prémio Nacional de Inovação.