O conceito mão é novo mas o potencial do Metaverso está a crescer com a disponibilização de tecnologia de realidade virtual, mais capacidade de computação e Inteligência Artificial. Os dados mais recentes apontam para um potencial de gerar 1 bilião de dólares nos próximos três anos e os números podem ser conservadores face a algumas expectativas de adesão dos consumidores e empresas.

Os receios têm vindo também a aumentar, com a possibilidade de se criarem novos espaços de exclusão e também de violação de privacidade e segurança dos utilizadores. Por isso o World Economic Forum produziu um novo estudo, onde se realça a importância da privacidade, gestão responsável de dados e design inclusivo.

A aplicação dos direitos humanos e de conceitos de Digital Trust Framework e Privaciy and Safety framework, como a XRSI, fazem parte das abordagens do relatório que promove um Metaverso focado nos humanos, onde a confiança e bem estar são elementos fundamentais.

O relatório faz parte da iniciativa Definir e Construir o Metaverso onde a organização junta diferentes perspetivas e opiniões sobre a governação deste espaço e a criação de valor económico e social.

O relatório está disponível em PDF e pode ser acedido através desta ligação.

Relatório do Metaverso World Economic Forum