Os gestos do treinador para os jogadores, os sinais dos árbitros ou mesmo a forma entusiasmada como os adeptos se comportam na bancada fazem parte do espetáculo do futebol. A Huawei decidiu “entrar em campo” e pedir ajuda daqueles que mais entendem de gestos: crianças que sempre comunicaram por gestos para desenvolver a língua gestual oficial do futebol, baseada no sistema gestual português, transmitindo as indicações corretas que os treinadores de futebol deveriam fazer durante as partidas.
A campanha da fabricante chinesa, que conta com o apoio da Federação Portuguesa das Associações de Surdos, pretende sensibilizar os espetadores para as necessidades das crianças surdas em Portugal, salientando que existem 32 milhões de jovens surdos em todo o mundo. O Sport Lisboa e Benfica uniu-se à campanha, com o vídeo oficial a ser gravado durante uma partida do clube (como pode assistir no vídeo).
Mas no site oficial da campanha (que deve aceder a partir de um smartphone) poderá aprender como dizer, por exemplo “Carrega Benfica” em língua gestual ou termos mais comuns tais como “circula”, “joga com a cabeça” ou “pressiona”. Durante a campanha, um grupo de crianças surdas entrou em campo antes de um dos jogos do Benfica, para ensinar aos espetadores os gestos mais corretos de utilizar nas diversas expressões futebolísticas…
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Primeiras impressões
Pixel 8a da Google não é tão barato como promete mas responde até à formatura da marinha -
App do dia
Porcas, parafusos e traves de madeira num puzzle desafiante -
Site do dia
Personalize o banner do X (Twitter) em segundos e passe uma mensagem diferente -
How to TEK
Instagram já deixa editar mensagens, mas há mais novidades para experimentar
Comentários