Os gestos do treinador para os jogadores, os sinais dos árbitros ou mesmo a forma entusiasmada como os adeptos se comportam na bancada fazem parte do espetáculo do futebol. A Huawei decidiu “entrar em campo” e pedir ajuda daqueles que mais entendem de gestos: crianças que sempre comunicaram por gestos para desenvolver a língua gestual oficial do futebol, baseada no sistema gestual português, transmitindo as indicações corretas que os treinadores de futebol deveriam fazer durante as partidas.
A campanha da fabricante chinesa, que conta com o apoio da Federação Portuguesa das Associações de Surdos, pretende sensibilizar os espetadores para as necessidades das crianças surdas em Portugal, salientando que existem 32 milhões de jovens surdos em todo o mundo. O Sport Lisboa e Benfica uniu-se à campanha, com o vídeo oficial a ser gravado durante uma partida do clube (como pode assistir no vídeo).
Mas no site oficial da campanha (que deve aceder a partir de um smartphone) poderá aprender como dizer, por exemplo “Carrega Benfica” em língua gestual ou termos mais comuns tais como “circula”, “joga com a cabeça” ou “pressiona”. Durante a campanha, um grupo de crianças surdas entrou em campo antes de um dos jogos do Benfica, para ensinar aos espetadores os gestos mais corretos de utilizar nas diversas expressões futebolísticas…
Em destaque
-
Multimédia
IRON é (mesmo) um robot humanoide ou um humano disfarçado? Xpeng tira a limpo as dúvidas -
Site do dia
Costuma gravar vídeos ou apresentações? Esta ferramenta gratuita transforma o browser num teleponto -
App do dia
Tem estofo para ser um Padrinho da Máfia? Torne-se o rei da cidade neste jogo para smartphones -
How to TEK
Organize as suas reuniões e videochamadas através do agendamento no WhatsApp
Comentários