Os gestos do treinador para os jogadores, os sinais dos árbitros ou mesmo a forma entusiasmada como os adeptos se comportam na bancada fazem parte do espetáculo do futebol. A Huawei decidiu “entrar em campo” e pedir ajuda daqueles que mais entendem de gestos: crianças que sempre comunicaram por gestos para desenvolver a língua gestual oficial do futebol, baseada no sistema gestual português, transmitindo as indicações corretas que os treinadores de futebol deveriam fazer durante as partidas.

A campanha da fabricante chinesa, que conta com o apoio da Federação Portuguesa das Associações de Surdos, pretende sensibilizar os espetadores para as necessidades das crianças surdas em Portugal, salientando que existem 32 milhões de jovens surdos em todo o mundo. O Sport Lisboa e Benfica uniu-se à campanha, com o vídeo oficial a ser gravado durante uma partida do clube (como pode assistir no vídeo).

Mas no site oficial da campanha (que deve aceder a partir de um smartphone) poderá aprender como dizer, por exemplo “Carrega Benfica” em língua gestual ou termos mais comuns tais como “circula”, “joga com a cabeça” ou “pressiona”. Durante a campanha, um grupo de crianças surdas entrou em campo antes de um dos jogos do Benfica, para ensinar aos espetadores os gestos mais corretos de utilizar nas diversas expressões futebolísticas…