http://imgs.sapo.pt/gfx/461499.gif

Os tesouros deixados pelos portugueses no Mundo vão novamente a votação. As sete maravilhas serão escolhidas de entre um leque de 22 monumentos classificados pela UNESCO como Património da Humanidade.

Os monumentos a concurso no Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo estão espalhados por três continentes embora a maioria esteja localizada na América do Sul, mais concretamente no Brasil. O território sul-americano leva a concurso as missões Jesuítas dos Guarani, na Argentina e Brasil, bem como as missões, também de Jesuítas, de Trinidad do Paraná e Jesus de Tavaranque, no Paraguai, os centros históricos de São Salvador, São Luís, Diamantina, Goiás, Olinda, Ouro Preto, o Santuário do Bom Jesus de Matozinhos em Congonhas, no Brasil, e o centro histórico de Colónia do Sacramento, no Uruguai.

Do património africano, vão a concurso a Cidadela de Fasil Ghebi (Etiópia), ilha de James (Gâmbia), fortes e castelos em Volta (Gana), Mazagão (Marrocos), ilha de Moçambique (Moçambique), ilha de Goreia (Senegal) e pelas ruínas de Kilwa e de Songo Mnara (Tanzânia). Quanto à Ásia, a representação é feita pelo sítio arqueológico de Qal`at al-Bahrein (Bahrein), o centro histórico de Macau (China), as igrejas e conventos de Goa (Índia), a cidade histórica de Malaca (Malásia) e a cidade velha de Galle e respectivas fortificações (Sri Lanka).

A eleição das Sete Maravilhas de origem Portuguesa no Mundo começa a 7 de Dezembro e vai decorrer na Internet até Junho de 2009.

A iniciativa de 2008 sucede as edições de anos anteriores mas soma-lhes um feito a assinalar: o impacto dos resultados nas visitas a monumentos. Segundo Luís Segadães, um dos organizadores do evento, na sequência do êxito alcançado pelos concursos Sete Maravilhas do Mundo e Sete Maravilhas Portuguesas, os visitantes aos monumentos eleitos aumentaram em 30 por cento.

De frisar é também o facto de Portugal ser o país com maior número de monumentos classificados pela UNESCO como Património da Humanidade. Actualmente, conta com uma herança 33 monumentos situados em Portugal e no estrangeiro.