Em 2023 a Appian fez a sua primeira abordagem ao mercado português mas esta é uma aposta que a companhia norte americana quer reforçar já este ano, conquistando mais clientes e adicionando parceiros à sua rede para o mercado português. A abordagem também prevê as empresas em países de língua oficial portuguesa, como Angola e Moçambique ou o Brasil.

A empresa está este ano a celebrar o 25º aniversário e no Appian World, que decorre em Washington, nos Estados Unidos, acaba de anunciar novidades na plataforma de automação de processos e maior integração de tecnologia de Inteligência Artificial, onde conta também com a parceria da AWS.

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Julio Campoy, vice presidente regional para o mercado da ibéria e LATAM, adiantou ao SAPO TEK que no último ano e meio tem visto o interesse a crescer no mercado português. "Estamos a trabalhar muito para aumentar o conhecimento no mercado e os clientes que já usam Appian também ajudam a passar a palavra sobre as vantagens da nossa plataforma e a divulgar o valor da nossa tecnologia de hyperautomation", sublinha.

A primeira abordagem ao mercado português  já está a dar frutos e a Appian já conta com presença em clientes de vários sectores, desde a área financeira, com dois bancos internacionais a operar em Portugal, até à energia, com uma empresa que tem uma forte presença no mercado Ibérico, Estados Unidos, Brasil, África e Ásia. À lista junta-se ainda uma retalhista na área da eletrónica de consumo e um dos maiores grupos de cuidados de saúde privados.

"Muitos clientes já tinham soluções de automação de processos mas perceberam que não conseguem executar e procuram uma solução mais robusta e integrada para os processos críticos. E estão muito interessados na integração da Inteligência Artificial na plataforma da Appian", refere Julio Campoy. No Appian World foram partilhados dados sobre a taxa de renovação dos clientes, que é de 98 a 99%, um número que o CEO Matt Calkins diz mostrar a confiança nas suas soluções e a relação de valor criada.

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As expectativas para Portugal são elevadas, e Julio Campoy diz que o mercado de Espanha é um bom exemplo de desenvolvimento da Appian. Em 2023 a empresa cresceu mais de 100%, com forte evolução do sector público, onde tem projetos de grande dimensão nos sectores da segurança social, defesa, transportes, justiça, economia e negócios estrangeiros, uma lista a que se juntam os Correos espanhóis.

"A nossa plataforma é transversal e aborda toda a gestão de processos, de forma integrada, ajustando-se às necessidades dos diferentes sectores e cobrindo as várias necessidades", adianta o vice presidente regional para o mercado da ibéria e LATAM.

"Queremos crescer em Portugal mas não só num sector específico, mas em todas as áreas. O conceito é construir soluções e trabalhamos energia, retalho, seguros, financeiro, sector público, tal como em outros países".

"Internamente este é visto como 'o ano de Portugal' e estamos no caminho certo, com muitas oportunidades identificadas", sublinha Joaquín Ferrer Cantón, Partner Sales Manager Iberia & Latam da Appian, que partilha o objetivo de ter pelo menos 10 clientes de referência até final do ano.

Na Europa, o mercado do Reino Unido é o que tem maior dimensão no negócio da Appian, mas a Ibéria e LATAM são os de maior crescimento e a aposta nesta área é clara, também em Portugal e nos países de língua portuguesa, como o Brasil, Angola e Moçambique.

Construir um ecossistema forte de parceiros é um dos objetivos. Em entrevista ao SAPO TEK, Joaquín Ferrer Cantón explica que a empresa está já a trabalhar com alguns parceiros, aproveitando empresas multinacionais a operar em Portugal. Para já conta atualmente com oito parceiros, com a Deloitte, EY, Inetum, NTT Data, Noesis, Babel e Roboyo.

Joaquín Ferrer Cantón, Partner Sales Manager Iberia & Latam da Appian

No sul da Europa os parceiros são responsáveis por cerca de 80% da faturação da Appian e têm um papel relevante na abordagem ao mercado, com o contacto direto com as empresas na implementação da plataforma e serviços da Appian.

A empresa está a simplificar os modelos de licenciamento e tem um Starter Kit para os novos clientes, que já inclui algumas das opções e que podem funcionar como um acelerador, mas Julio Campoy admite que nem sempre se ajustam às necessidades dos clientes.

"Queremos oferecer valor ao cliente e por isso muitas vezes funcionamos como consultores, ajudando a identificar o use case mais adequado ao negócio", explica. Isso funciona também na área de Inteligência Artificial, onde a Appian está a apostar com a integração de mais ferramentas na sua plataforma. Aqui a proposta para os clientes é que em 1 a 2 meses podem ter o projeto no terreno, o que facilita o teste e integração da tecnologia.

Nota da redação: A jornalista deslocou-se à Appian World a convite da empresa. A notícia foi alterada para adicionar um vídeo. Foi feita uma alteração no 4º parágrafo. Última atualização 30/04/2024 às 18h32