Desde 2018 que a competição Close-up Photographer of the Year, criada pelos criado pelos fotojornalistas Tracy e Dan Calder, premeia as melhores fotografias micro e macro que captam pormenores impressionantes, que costumam passar despercebidos a olho nu, na Natureza e mais além.

Na sua quinta edição, a competição recebeu quase 12.000 imagens enviadas por fotógrafos de 67 países. O painel de 23 júris já selecionou as melhores, que foram organizadas por 11 categorias diferentes, num processo de decisão que levou mais de 20 horas em videochamadas através do Zoom, revela a organização da competição.

Clique nas imagens para ver os principais vencedores nas diferentes categorias 

Este ano, a grande vencedora foi uma fotografia captada por Csaba Daróczi, intitulada “The Bird of the Forest”. O fotógrafo húngaro explica que a imagem foi registada no inverno do ano passado através de uma câmara Gopro 11, colocada no interior de um tronco de uma árvore.

O fotógrafo destacou-se também nas categorias dedicadas a paisagens naturais e a borboletas e libelinhas, com as fotos intituladas “Undertow” e “The Wedding Guest”, respetivamente.

Já na categoria Young Close-up Photographer of the Year o vencedor foi o espanhol Carlos Pérez Naval, de apenas 17 anos, com a fotografia “Small Wonders”. A imagem mostra formações minerais de pirolusite na parede de uma casa em Calamocha, na Espanha, acompanhadas por uma “convidada”: uma osga-moura.

Mas há muito mais para descobrir entre os vencedores da quinta edição dos prémios Close-up Photographer of the Year e pode espreitar todas as fotografias premiadas através do website da competição.