Termina esta sexta-feira, com um encontro com investidores, a 4ª edição do BetaStart, um programa de aceleração de start-ups e ideias de negócio, promovido pela associação Beta-i. A iniciativa vai na quarta edição e desta vez focou-se em projetos ligados à área do turismo e à tecnologia. Durante um mês os 14 projetos participantes cumpriram um programa intenso de atividades. Contactaram com outros empreendedores, responsáveis de projetos de sucesso, aperfeiçoaram ideias, desenvolveram e validaram estratégias junto de mentores. Esta semana tiveram também oportunidade de apresentar os projetos a potenciais clientes e fecham a semana com apresentações a investidores.



Hoje passamos em revista cinco das ideias que foram postas à prova nesta quarta edição do BetaStart e que achamos que vale a pena acompanhar. Os projetos que as suportam, em alguns casos, já estão operacionais, acessíveis e usáveis, noutros não e os sites têm apenas informação indicativa e espaço para deixar o contacto e receber mais informação quando houver novidades. Mesmo assim vale a pena referir os conceitos e esperar que se transformem em propostas comerciais.




Table & Friends
Começamos pelo Table &Friends. A ideia do projeto é ajudar a reunir à mesma mesa pessoas com interesses comuns. No centro de cada evento pretende-se que estejam pessoas inspiradoras. A página de Internet do projeto é o ponto de encontro para os interessados em participar nos eventos organizados pela Table & Friends, que já organizou oito jantares com um total de 180 participantes.
Entretanto novos encontros estão já agendados. Os amantes de viagens são as próximas "vítimas". Já em abril há espaço para um jantar à roda do Design Thinking, ou de comida, como acontecerá no evento que terá como convidado de honra o chef António Camacho.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Dar voz aos clientes

ClientVox é o nome de outro projeto com espaço nesta última edição do BetaStart. Materializado numa aplicação móvel, que já tem versões para Android e BlackBerry, o ClientVox é uma ferramenta para dar dados às empresas sobre a forma como os clientes percecionam a qualidade dos seus serviços.

Através da aplicação móvel o cliente pode partilhar a sua opinião sobre um serviço prestado em tempo real. A informação recolhida por esta via será compilada em relatórios de desempenho e entregue aos prestadores de serviços que aderirem ao produto para poderem melhor a forma como chegam ao cliente.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Para o chef em cada um de nós
Destacamos ainda o Foodzai. Uma plataforma que promete dar oportunidade a todos os que gostam de cozinhar para criar o seu momento e a sua própria comunidade de fãs e seguidores. Os membros podem criar diários organizados dos seus pratos. Partilhar dotes culinários e encontrar quem esteja disposto a provar os resultados, abrindo espaço a uma espécie de restaurante privado. Cada "chef" pode depois optar por vender as suas especialidades para fora ou convidar interessados em prová-las na sua casa ou noutro espaço que indique.

Para já o nome é só para ficar atento, já que o projeto ainda não está operacional. Para seguir as novidades pode passar pelo blog ou pelo perfil no Facebook. O domínio que irá albergar o Foodzai também está criado.

[caption]Nome da imagem[/caption]


Percursos bem documentados
E já pensou como seria interessante arquivar as fotos da última viagem de forma a facilmente ligá-las com os locais pelos quais passou? A ideia está na base do Passeo, uma aplicação móvel que permite gravar todo o percurso de uma viagem, com ajuda de um telemóvel de forma fácil para o utilizador, que só terá de carregar num botão para dar ordem de gravação e novamente para parar. Ao itinerário pode juntar-se posteriormente informação.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Eventos à medida de cada localização

Fechamos com o Tymr, outra ideia que nos pareceu interessante e nos deixou curiosamente à espera de resultados. O conceito é mais uma vez o de rede social e o que se pretende é ajudar a descobrir, localizar e gerir eventos, com apoio da geolocalização. O objetivo dos promotores é oferecer um serviço que permita recomendar eventos de forma personalizada a cada utilizador, com base no seu perfil ou localização, por exemplo.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira