Mais do que a tecnologia em si, o "semblante" que a mesma apresenta perante o utilizador é crucial para determinar o seu grau de usabilidade e, consequentemente, o seu sucesso.

O TeK apresenta-lhe interfaces que se preparam para fazer a ponte entre o utilizador e a tecnologia, consciente de que a maioria das técnicas possa parecer bastante futurista, mas alertando para o facto de algumas serem já uma realidade.

A área dos jogos é talvez a mais visada quando se pensa em interfaces. O jDome é um sistema de visualização que, recorrendo à modificação do Field of View (FOV) - algo que se faz com comandos simples - e usando um projector, oferece aos utilizadores uma imagem de 180º do jogo, permitindo ver mais 50 por cento do que o normalmente visualizado.

De acordo com o criador, basta colocar o jDome em frente ao projector, reflectir a imagem, começar o jogo e alterar o Field of View do mesmo. Não é necessário nenhum hardware ou software especial - apenas um projector e o jDome, garante Jonh Nilsson.

Na área da projecção de alta definição foi desenvolvido o Eyeliner 3D, um sistema promovido pela Musion que recorre à tecnologia HD para produzir imagens holográficas e criar um ambiente tri-dimensional.

O Eyeliner 3D permite que pessoas reais surjam lado a lado com imagens virtuais, humanas ou animadas - é só recordar-se do efeito conseguido no filme da Warner Brothers, "Quem tramou Roger Rabbit?" ou da presença dos Gorillaz em Lisboa, nos MTV Europe Awards 2005.

O uvLayer é uma aplicação Web, baseada em AIR, que oferece aos seus visitantes um interface para o "drag and drop" de vídeos. Permite que os seus utilizadores construam colecções de vídeos com base numa determinada pesquisa, procurando resultados entre sites como o YouTube.

Depois de reunida a colecção há várias hipóteses, nomeadamente transformá-la numa playlist, e ver os vídeos de seguida, ou partilhar os recursos com os amigos.

Criado pela Aruliden Studio, o Motorola Sparrow é um dispositivo móvel touchscreen que poderá vir a ser utilizado para facilitar pagamentos. O produto integra scanner, sistema ponto de venda (POS) e RFID para comunicação e leitura de cartões de crédito.

Na área da navegação Internet está a ser desenvolvido o Aurora, um projecto promovido pela Adaptive Path, em parceria com a Mozilla Labs, que, com a ajuda da visão de desingners e programadores, pretende explorar novas formas das pessoas interagirem com a Web no futuro, baseadas em tendencias tecnológicas e cenários do mundo real.

A principal ideia do conceito passa por representar os utilizadores, lugares e objectos virtuais dentro de um interface tridimensional. A interacção com os objectos é intuitiva e segue as regras (físicas) do quotidiano: os utilizadores podem agarrar, levantar, puxar, empurrar, etc, qualquer dos itens presentes na janela do browser.

Para melhor perceber o conceito, o TeK convida-o a espreitar os vídeos explicativos, disponíveis a partir do endereço http://labs.mozilla.com/projects/concept-series.

Terminamos a nossa viagem pelos interfaces do futuro com o BrainLoop, uma plataforma interativa que pretende possibilitar ao utilizador a manipulação de objectos no ecrã com o cérebro, imaginando mentalmente as ordens motoras.

Os resultados desta sugestão ainda não são efectivos, mas este é um interface que vale essencialmente pela sua ambição e criatividade.