A Google continua a trabalhar no roadmap de lançamento da grande atualização do sistema operativo para smartphones. O Android 15 acaba de entrar na fase de testes beta e todos os utilizadores estão convidados a experimentar, mas para isso terão de ter um smartphone compatível, neste caso, apenas os utilizadores do Pixel 6, 7 e 8, assim como o Pixel Tablet e Pixel Fold.

Caso tenha um smartphone elegível para participar na beta, deve entrar nesta página e premir o botão para verificação dos mesmos e seguir as respetivas instruções para download. Os utilizadores passam a ter acesso antecipado às novas funcionalidades do sistema operativo que vai ser lançado nos próximos meses, mas que ainda está em desenvolvimento ativo.

No cronograma da Google, começou esta semana o lançamento da beta do Android 15, esperando-se quatro meses de testes, até ao final de julho, onde será testada a estabilidade da plataforma. O lançamento final, aberto a todos os utilizadores, está previsto para agosto.

Android 15 roadmap

A Google ainda não partilhou oficialmente quais as novidades para o Android 15, muito provavelmente vão ser anunciadas no evento Google I/O previsto para o dia 14 de maio. Mas já foram lançadas duas versões de preview, onde foram apontadas algumas funcionalidades, como avança o Digital Trends.

Conheça algumas das novidades que vão chegar ao Android 15:

1 – Gravação parcial de ecrã

Para utilizadores que não desejem gravar totalmente o ecrã, evitando assim a partilha de alguns dados pessoais, nomeadamente o topo do display onde estão informações como a rede, hora e símbolos das notificações. A nova ferramenta de gravação de ecrã nativa pergunta ao utilizador que app deseja gravar. Isso significa que quando começa a gravar e precisa de mudar a visualização para uma nova aplicação ou consultar o email, essas mudanças não são registadas no vídeo.

2 – Cooldown de notificações

As notificações podem ser intrusivas e incomodativas quando são disparadas de seguida e por isso a nova funcionalidade vai fazer uma arrumação nas mesmas. A primeira notificação é dada normalmente com o toque habitual, mas depois dessa, cada uma vai baixar um traço de volume. Na prática, quando um grupo do WhatsApp começa a disparar mensagens, vai gradualmente deixar de incomodar. Pode aplicar a funcionalidade numa aplicação ou em grupos de conversação. A funcionalidade serve para evitar os irritantes pings das notificações durante conversas mais calorosas.

3 – Desligar o vibrar do teclado

Faz-lhe confusão a sensação háptica do teclado a vibrar enquanto escreve? No Android 15 vai poder silenciar essas vibrações durante a escrita, sem ter de desligar para tudo o resto no equipamento, como os alertas de notificações, quando desbloqueia o equipamento ou os gestos para navegação.

4 – Controlos de Bluetooth mais fáceis de usar

Com o novo sistema operativo, ao tocar no ícone de Bluetooth já não liga ou desliga a conexão. Agora abre uma nova janela em pop up, com o respetivo ícone de ligar e desligar, mas lista todos os equipamentos que estão ligados ou os gravados. Tem ainda a opção de lançar o processo de emparelhamento de um novo equipamento. E há uma roda dentada de opções para cada acessório para facilmente esquecê-lo ou interagir com outras funcionalidades.

5 – Partilha de áudio

A funcionalidade de partilha de áudio facilita perceber quais os equipamentos ligados, para que possa partilhar os conteúdos de música. Por exemplo, permitir que um amigo ou familiar possa emparelhar os auriculares para assistir ao mesmo conteúdo no smartphone. Esta funcionalidade ainda estava crua durante as previews, não se sabendo bem quantos equipamentos suporta.

6 – Utilizar o smartphone como webcam HD

A possibilidade de utilizar a câmara do smartphone como webcam já tinha chegado com o Android 14, mas a próxima geração vai aumentar a sua resolução, oferecendo uma opção HD. É referido que há melhorias na qualidade da imagem e redução de ruído.

7 – Arquivo de aplicações

Para utilizadores que passam o tempo a instalar jogos e aplicações, ficando rapidamente sem espaço no armazenamento interno, o Android 15 permite arquivar as mesmas. Esta funciona como no iPhone ou na Nintendo Switch, em que as aplicações não são inteiramente desinstaladas, mas sim apagadas funcionalidades para a tornar mais leve. Depois basta utilizar a função de restauro para voltar a utilizar, num processo mais rápido do que instalar e desinstalar a mesma.

8 – Conetividade por satélite

A conetividade por satélite tem sido oferecida por diferentes fabricantes como a Huawei, Bullit, Apple e recentemente a Oppo. O Android 15 vai introduzir recursos nativos, com mudanças de interface. O sistema passa a reconhecer quando o smartphone está ligado por satélite e vai facilitar o envio de mensagens de texto e multimédia.

O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.