Tenha atenção às mensagens que recebe de números desconhecidos e que o convidam a descarregar uma MMS. O aviso é feito pela empresa de segurança informática Heimdal Security que descobriu uma vaga de ataques relacionados com o malware Mazar BOT.

Dos dados até agora apurados não há um padrão de ataque. As mensagens são enviadas de forma aleatória e para utilizadores de diferentes países, salienta a BBC.

Caso cometam o erro de carregar no link fornecido na mensagem, o utilizador estará a abrir portas do seu smartphone para o cracker. O pirata informático ganha depois acesso às permissões de administrador do telemóvel podendo fazer tudo com o equipamento.

O cibercriminoso pode: intercetar todas as comunicações realizdas; desviar o utilizador para páginas maliciosas para ganhar acesso a outros dados pessoais; subscrever serviços de valor acrescentado; manipular mecanismos de autenticação em dois passos; ou simplesmente apagar tudo o que existe no dispositivo.

A Heimdal Security salienta que esta não é a primeira vez que Mazar BOT está a atacar, tendo havido uma outra vaga de ataques no final de 2015.

Um aspeto curioso sobre este malware é que não consegue instalar-se em smartphones Android cujo idioma pré-definido seja o russo. Outra forma de evitar este problema passa por garantir que o smartphone não pode instalar aplicações além das que têm origem no Google Play, algo que pode ser definido nas opções de segurança.