No ano passado a cantora Grimes, namorada de Elon Musk e mãe de X Æ A-12, juntou-se à Endel, uma empresa especializada na criação de paisagens sonoras relaxantes através de Inteligência Artificial, para criar o projeto AI Lullaby. Agora, as canções de embalar tecnológicas já estão disponíveis na aplicação para Android da Endel.

Numa entrevista ao The New York Times, Grimes explicou que a ideia por trás do projeto surgiu depois de X Æ A-12 nascer. Para pô-lo a dormir, a artista costumava recorrer a uma máquina de barulho branco até que houve um momento em que pensou se poderia dar um toque mais artístico ao “pano de fundo” sonoro, de modo a levar o seu filho a adormecer mais tranquilamente.

Assim, AI Lullaby afirma-se como um conjunto de sonoridades concebidas para ajudar o utilizador a relaxar, incluindo música criada pela artista. Se a premissa o deixa curioso, mas ainda não tem a certeza se quer experimentar ouvir as mesmas canções de embalar do que o pequeno X Æ A-12, sempre pode ouvir no vídeo abaixo um trecho de uma das faixas que fazem parte do projeto.

S λ P-Ø: Este era o nome do SAPO TEK se Elon Musk tivesse escolhido
S λ P-Ø: Este era o nome do SAPO TEK se Elon Musk tivesse escolhido
Ver artigo

Embora a colaboração entre Grimes e Endel esteja apenas disponível até 23 de março, as restantes paisagens sonoras criadas pela empresa continuam a ser acessíveis. Um dos focos principais da aplicação é a personalização de acordo com as necessidades do utilizador e nela poderá ajustar aquilo que ouve, por exemplo, ao seu ritmo circadiano ou ao seu estado de espírito.

Além de estar disponível para Android, a aplicação conta também com uma versão para iOS, onde o projeto também esteve em destaque até dezembro do ano passado. Depois de experimentá-la gratuitamente por sete dias poderá, se desejar, fazer uma assinatura mensal, anual ou vitalícia, com preços que vão dos 3,49 aos 43,99 euros.