Jogos,  ajuda para orientação na cidade e uma forma de personalizar (mesmo a sério) o seu smartphone ou tablet são algumas das propostas que trazemos para dar nova energia ao seu equipamento móvel. Enquanto a bateria não tem a duração de 3 meses prometida por alguns desenvolvimentos científicos, ou enquanto o smartphone não tira energia do seu corpo, vale a pena explorar novos caminhos.

Siga pelas sugestões da equipa do TEK SAPO e veja quais as apps que podem fazer a diferença no seu iOS ou Android.

"Boolinhas! Há com creme e sem creme". E agora há uma app para fazer pedidos na praia

É um dos ex-libris do verão português e acaba de ganhar uma aplicação móvel. De momento só está disponível para Android, mas não deve demorar muito até que possa “chamar” o vendedor com o seu iPhone.

Criada pela Algardata, a aplicação Bolinhas (Bolas de Berlim) permite escolher o vendedor mais próximo e fazer o pedido. Vai poder ver o stock de cada vendedor e os tipos de bolas. Normalmente tem disponível a iguaria simples, com creme de ovos, chocolate e de alfarroba, precisando apenas de assinalar quantas quer de cada.

Feito o pedido, o utilizador recebe uma mensagem assim que o vendedor estiver a 10 metros da sua localização, sendo possível ver na aplicação o boneco que representa o vendedor a aproximar-se para perceber a distância. Ao contrário do que costuma acontecer com as aplicações, o pagamento é feito em dinheiro.

Lançada oficialmente este domingo, a app começou com apenas dois vendedores associados, ambos na praia da Falésia, em Albufeira, mas esta semana começam a trabalhar mais oito vendedores, todos em praias da região, adiantou Inácio Correia, da Algardata, empresa responsável pelo desenvolvimento da Bolinhas à SIC Notícias.

O mesmo responsável referiu que já existem propostas para disponibilizar a aplicação às praias do centro e norte do país.

A partir da página da aplicação na Play Store fazem-se ouvir algumas queixas contra o facto de a aplicação só funcionar associada a uma conta do Facebook. Nas respostas, a Algardata garante que já está a ser pensada uma solução que permita um registo independente.

Deixe que a cidade interaja consigo. Só precisa da Smiity e do smartphone

Todos os locais têm as suas histórias e outras particularidades que os tornam únicos. O problema é saber todos esses dados de cor, mas é para isso que existe a Smiity, para que a cidade o posso informar do que se passa.

Numa altura em que as smart cities se vão tornando uma realidade, faz todo o sentido fazer com que a cidade possa interagir com as pessoas. É aqui que entra a Smiity que funciona como uma espécie de “tudo em um” para conhecer determinado local.

A partir da aplicação encontra notícias, eventos, percursos, pontos de interesse, informação de redes sociais e ainda contactos que podem ser úteis. O objetivo é oferecer ao utilizador tudo o que precisar na sua rotina diária ou durante um passeio, seja turista ou cidadão local.

Através da localização da pessoa, a Smiity consegue fornecer conteúdo especifico e contextual sempre que se aproximar de um ponto específico da cidade que possa ter algo do seu interesse. Desde eventos, informação cultural, gastronómica ou histórica.

É também fornecida informação sobre percursos pedestres que pode fazer e que têm diferentes níveis de dificuldade para corresponder às capacidades de cada utilizador.

A app está disponível para Android e iOS.

Holo: integre hologramas e realidade aumentada nos seus vídeos caseiros

Com esta app poderá dinamizar os seus vídeos e fotografias com elementos gráficos animados e construir pequenos projetos caseiros em realidade aumentada.

A Holo é uma aplicação recente de realidade aumentada cujas características facilitam a articulação de elementos gráficos dinâmicos com os seus vídeos caseiros. O software ainda está numa fase inicial, funciona melhor em equipamentos com tecnologia Tango, mas é a ferramenta ideal para construir pequenos projetos animados.

Com esta app poderá, por exemplo, gravar um vídeo do seu cão a dormir e editá-lo com um leão deitado logo ao lado ou tirar uma foto do espaço que existe entre dois prédios e colocar um skater em salto entre eles. As possibilidades estão limitadas pela sua criatividade.

A aplicação é gratuita e não tem comprar in-app. Está disponível para iOS e Android. Lembra-se do Snake? O Balls junta-lhe cubos

O jogo popularizado pela Nokia acaba de ganhar uma nova variante, com alguns artefactos e tarefas adicionais.
O objetivo é idêntico: fazer crescer a cobra colecionando bolas, mas no Balls vs Blocks há blocos para contornar e atravessar e alguns para bloquear, de modo a ganhar mais espaço para o “réptil” fictício poder deslizar à vontade.

Passar pelas bolas faz crescer a cobra no número escrito. Por sua vez, atravessar um bloco faz a cobra ficar mais curta igualmente no número de bolas mencionado.

Por vezes é difícil contornar os corredores para passar por um bloco com menos bolas a perder. Mesmo que não atravesse o bloco, enquanto estiver a tocar num vai perdendo bolas.

O jogo não é pago mas tem (muita) publicidade. Conte com anúncios (longos) a cada vez que quiser continuar uma partida. O mesmo para quando quiser avatares (o início da cobra) ou escudos (vidas). Também há opções in-app.

O Balls vs Blocks acaba de ficar disponível para Android, a partir da Play Store.

Personalize o seu smartphone ícone a ícone

O facto do sistema Android oferecer uma liberdade (quase) plena para que cada um consiga ter o sistema decorado consoante o seu gosto é uma vantgem que a concorrência não oferece. Esta app ajuda-o a explorar essa vertente.

O sistema Android tem a seu favor uma grande liberdade no que toca à personalização que oferece aos seus utilizadores. É possível alterar quase tudo o que está no smartphone ou tablet, desde escolher os widgets e onde os colocar, até ao ponto de esconder a barra de notificações...só porque sim. De uma forma ou de outra, o utilizador é que decide o aspecto do seu equipamento.

Com a aplicação Icon Pack Studio é possível ir ainda mais a fundo na aplicação dos nossos gostos pessoais para decorar o nosso parceiro do dia-a-dia. Esta é uma aplicação que funciona um pouco como um editor de fotografias, mas para ícones de aplicações.

A aplicação oferece a liberdade para escolher o formato dos ícones, as cores, o tamanho, se quer sombras, se quer sem sombras, com padrões de fundo, enfim… pode escolher cada detalhe dos seus ícones.

No final é só gravar a sua criação e aplicar ao sistema. A Icon Pack Studio está otimizada para funcionar em conjunto com o Smart Laucher mas consegue funcionar sem problemas em quase todo o tipo de lauchers (exceto no Xperia Home Laucher e no Aviate), sendo esperada uma atualização que consiga abranger todos os smartphones e tablets Android.

O Icon Pack Studio está disponível para download gratuito na Play Store. Blocks: materialize a sua criatividade em criações de realidade virtual

A nova app da Google pretende democratizar o processo de criação de elementos em realidade virtual. Aqui não precisa de saber programar ou mexer com processos de modelação 3D.

A Google lançou recentemente uma app para todos os entusiastas da realidade virtual. Chama-se Blocks, pode ser utilizada com recurso a Oculus Rift ou HTC Vive, e dá a todos os utilizadores a possibilidade de criarem modelos 3D, mesmo sem qualquer formação em programação ou modelagem.

Neste caso, os objetos são construídos com a ajuda de um conjunto de ferramentas e peças pré concebidas, que tornam todo o processo simples e intuitivo.

Uma vez concluídos, os modelos podem ser exportados como ficheiros .obj para utilização posterior em projetos de realidade virtual ou aumentada.

A app pode ser descarregada na Oculus Store ou na Steam de forma gratuita.