Semana em que não há app relacionada com messaging não é semana, logo esta não é diferente: no nosso resumo temos aplicações para isso, entre teclados virtuais e novidades num ou noutro serviço.

Também há aplicações na habitual forma de jogos virtuais e outras para usar com os jogos reais, neste caso de futebol, ou não estivéssemos na semana em que começou mais um Europeu. Já agora, e num ‘à parte’, pode sempre espreitar mais apps relacionadas com aquele que é um dos principais eventos mundiais do chamado desporto rei, na sugestão Tenha o Euro2016 sempre por perto.    

Regressando às apps da semana, não perca a Kitchen Stories um autêntico livro de receitas interativo que está disponível, de forma gratuita, para iOS e Android e que promete ser o mais próximo que uma aplicação pode ficar de uma Bimby.

Começamos a nossa ‘tour’?

 

Quer escrever mensagens (ainda) mais rapidamente no iPhone?

Se a resposta é Sim, fique a conhecer o Word Flow Keyboard, o teclado virtual sob a forma de app que a Microsoft “levou” do Windows Phone para o iOS da Apple.

Esta app coloca em ação no seu iPhone, iPad ou iPod Touch um teclado virtual com um formato “arqueado”, elemento que o fabricante afirma possibilitar uma escrita mais fluida e rápida, e com apenas uma mão.

É possível personalizar o aspecto do teclado com uma imagem captada na hora pelo seu equipamento ou com uma das várias que estão disponíveis gratuitamente para o efeito. Mais: a mais recente atualização da app trouxe novos emojis e outros elementos de personalização.

Disponível sem custos na App Store, o Word Flow Keyboard é um projeto que teve origem na plataforma Microsoft Garage e que muitos utilizadores indicam ser melhor que o teclado virtual de origem do iOS. Para quando agora a versão Android?

Veja a próxima aplicação

 

Atualização do Instagram traz partilha direta para fotos de qualquer app no telefone

Agora já não tem de entrar primeiro no Instagram para publicar imagens ou vídeos registados através de outra app. A partilha direta chega a qualquer foto guardada no telefone.

Já é possível publicar imagens e vídeos sem entrar no Instagram a partir de dispositivos iOS, uma possibilidade que surge com a mais recente atualização da aplicação para a plataforma móvel da Apple - tal como já acontece há algum tempo no universo Android.

No caso do iPhone ou do iPad, a partir de agora basta ter a foto que se pretenda publicar aberta no telefone (ou vídeo) e nas opçóes dessa foto procurar o icon de partilha e o respetivo logo do Instagram.

A nova opção só permite a partilha mais básica com uma descrição. Adicionar um filtro ou usar outras ferramentas para editar a foto já obriga a abrir a aplicação propriamente dita.

Veja a próxima aplicação

 

Slack já permite fazer chamadas de voz

A aplicação anunciou, muito recentemente, no seu blog oficial, a introdução da funcionalidade que faltava ao seu serviço.

O Slack é uma das aplicações de produtividade mais populares da atualidade. Recentemente, dados oficiais da empresa revelaram que a app já tem cerca de três milhões de utilizadores diários e, nos últimos sete meses, o número de empresas subscritoras do serviço pago passou dos 800 mil para os 930 mil.

Mas apesar dos números, o Slack carecia de uma funcionalidade que permitisse realizar conferências de áudio, o que obrigava os seus utilizadores a socorrer-se de outros programas para dar resposta a essa necessidade.

Era a funcionalidade que faltava e o Slack implementou-a na passada segunda-feira.

“Depois de vários meses de testes com a versão beta, todos os utilizadores do Slack podem agora utilizar a nossa funcionalidade de chamada”, pode ler-se em comunicado.

A utilização é simples mas difere entre equipamentos. Nas versões para computador, quer seja Windows ou Mac, as chamadas podem ser realizadas através de um click no novo ícone de telefone que surge agora no canto superior direito do cabeçalho de cada canal. Nas versões móveis terá de recorrer ao menu e clicar em “start a call”.

As chamadas estão disponíveis nas modalidades pagas e gratuitas, mas as conferências de grupo serão apenas disponibilizadas em serviços pagos.

A aplicação foi lançada em agosto de 2013 e 24 horas depois no anúncio de lançamento, já tinha cerca de 8.000 inscrições na sua lista de espera.

O Slack está disponível para iOS, Android e Windows de forma gratuita e em todas as plataformas reúne classificações superiores a quatro estrelas.

Veja a próxima aplicação

 

Interface do Snapchat está diferente e tem mais histórias para contar

A aplicação decidiu reformular a forma como os conteúdos são mostrados aos utilizadores e dá agora a possibilidade de subscrever as marcas presentes na app.

Embora o Snapchat tenha começado como uma aplicação para partilhar fotografias e vídeos entre amigos, as publicações demoraram pouco a invadir-lhe o feed com resumos diários de notícias, crónicas e conteúdos multimédia. Em 2015, marcas como a CNN, ESPN, Vice e National Geographic foram introduzidas na app através de espaços dedicados para partilhar as suas histórias.

Antes, em 2014, também as Live Stories chegaram à aplicação para levar até aos utilizadores conteúdos “em direto” gravados em eventos de interesse local, nacional e mundial.

Esta terça-feira o Snapchat decidiu dar uma nova cara a estes conteúdos e dar-lhes uma nova forma de se apresentarem aos utilizadores. As reformulações foram principalmente feitas na secção de Histórias e na secção Discover.

Nas histórias, os snaps das publicações aparecem agora com uma pequena pré-visualização articulada entre imagens e machetes em vez dos simples logótipos que eram antes apresentados.

Nesta secção é agora possível subscrever estes feeds editoriais. Para isso, basta premir continuamente sobre um deles e selecionar a opção subscrever para que as histórias diárias dessa publicação passem a figurar entre as atualizações recentes dos seus contactos.

As Live Stories também se juntaram a esta linha de conteúdos e transitaram para as mesmas zonas em que os snaps das publicações são apresentados, juntando-se também à secção Discover.

Este último espaço também foi redesenhado com as opções estéticas com que o Snapchat decorou a página de histórias e passou a ser uma versão maximizada das tiles das marcas ali presentes. Com uma reorganização de conteúdos que não deixa espaços em branco, a Discover deixa agora que o utilizador tenha uma ideia dos assuntos que estão a ser tratados sem que, para isso, tenha de reproduzir os snaps da marca.

De resto, também a barra de fundo da app sofreu alterações. Agora o botão de disparo está sempre presente entre os botões que nos levam diretamente para o chat e a secção de histórias, também eles redesenhados.

Veja a próxima aplicação

 

Twitter ganha nova imagem no universo Android

O novo design da aplicação estava em teste há vários meses e passa agora a estar disponível para todos os utilizadores da plataforma móvel da Google.

O Snapchat não é a única aplicação móvel a investir numa "reformulação estética". Esta terça-feira, também o Twitter anunciou o lançamento de uma nova imagem para a sua aplicação móvel Android.

O novo aspecto da app vai ao encontro das linhas que caracterizam o Material Design da Google: imagem limpa, clara e intuitiva.

O novo design trouxe também algumas alterações a nível da organização da interface. A aplicação ganhou um menu de opções, à imagem do que temos na Play Store e um botão flutuante para publicar tweets, semelhante ao que a Google inseriu no seu calendário e na app do YouTube, por exemplo.

O design esteve em teste durante alguns meses, mas está agora disponível para todos os utilizadores.

Veja a próxima aplicação

 

Com o Euro 2016 à porta, partilhe as suas fotos com resultados em direto

Conheça o Instasports, uma app para iPhone de origem portuguesa que "mistura" a partilha de qualquer imagem com resultados desportivos em tempo real. Uma ideia "original e para quem adora futebol".

O funcionamento é simples: com esta app gratuita, os adeptos de futebol podem partilhar diretamente do estádio as melhores fotografias das suas equipas favoritas. Mas qual é a diferença relativamente a outras apps de fotos no iPhone?

Na app Instasports encontramos em tempo real os resultados em direto dos jogos de futebol das melhores equipas e competições do mundo, incluindo as ligas europeias mais procuradas e os torneios internacionais mais mediáticos, sem esquecer a Copa América 2016, a decorrer, e o Euro 2016, que amanhã começa.

Ao selecionar o jogo da sua equipa favorita, o utilizador tem acesso ao resultado em direto e a várias skins personalizáveis, podendo sobre este conjunto partilhar uma foto captada no momento ou já existente na memória do iPhone. A partilha é efetuada de forma interativa com a skin selecionada, que mostra o resultado do jogo em tempo real, o local e uma mensagem personalizada. A ligação às principais redes sociais é instantânea, sendo também possível armazenar o resultado da composição no iPhone.

Os criadores da app, naturais de Torres Vedras, definem o Instasports de forma entusiasmada, afirmando que "esta é a app dos verdadeiros adeptos, aqueles que mais vibram com as vitórias das suas equipas preferidas e Seleções Nacionais. Nasce assim uma nova e interativa forma de partilhar fotografias captadas nos melhores estádios do mundo", referem.

Para a próxima época futebolística há já um acordo estabelecido com o Sport Lisboa e Benfica para a distribuição de skins oficiais do clube através da app Instasports, esperando os responsáveis pelo projeto conseguir semelhante parceria com outros clubes nacionais e até internacionais.

Outras funcionalidades que em breve chegam ao Instasports incluem máscaras que se adaptam à cara dos adeptos com as cores do seu clube e skins com base na localização geográfica do utilizador.

Veja a próxima aplicação

 

Horizon Chase é um jogo de telemóvel para recuperar a emoção dos 16 bits

Ainda se lembra de jogos de arcada como o Out Run? O Horizon Chase pode recuperar algumas das memórias e conduzir carros com um design renovado.

A app Horizon Chase foi desenvolvida por um estúdio brasileiro e já ganhou vários prémios, mas na verdade o que importa é a jogabilidade e a emoção de correr em carros desportivos através de diferentes cenários.

Mais do que uma homenagem aos jogos de 16 bits, o Horizon Chase desafia-o em cada curva em cenários urbanos, no deserto ou nas montanhas, com obstáculos adicionais de chuva, neve e tempestades de areia.

 

À partida tem cinco pistas para correr e alguns carros mas pode ir adicionando mais.

Disponível gratuitamente para smartphones e tablets Android e iOS, a app tem depois compras in app se quiser acrescentar elementos. 

Veja a próxima aplicação

 

 

Kitchen Stories: o mais próximo que uma app pode ficar de uma Bimby

A aplicação é um autêntico livro de receitas interativo e está disponível, de forma gratuita, para iOS e Android

O Kitchen Stories não coze, não frita, não descasca e nem sequer grelha. As tecnologias que vão deixar um telefone fazer tudo isso ainda estão por inventar, no entanto, o seu smartphone pode dar-lhe uma ajuda preciosa na cozinha com a aplicação certa.

O Kitchen Stories é uma das apps que faz parte desse leque. Com uma interface a fazer lembrar o Pinterest, a aplicação é uma das mais intuitivas do mercado neste segmento.

Ao abrir o Kitchen Stories, o utilizador depara-se com uma quantidade interminável de receitas que se mostra em azulejos com uma identificação e uma imagem de destaque.

As receitas são desconstruídas em passos simples para tornar acessíveis aos cozinheiros mais novatos os pratos mais complexos. A página de cada receita tem direito a uma lista de ingredientes, tempo de preparação, nível de dificuldade, um conversor de medidas, um inventário de utensílios necessários, tabela nutritiva e um passo-a-passo ilustrado com fotografias que podem ajudar a dissipar algumas dúvidas. Sugestões de acompanhamento e lições de preparação de ingredientes também estão presentes.

Se estiver a preparar um prato com gengibre, a receita mostra-lhe, através de vídeos, como cortar o gengibre em vez de o informar simplesmente que tem de o cortar, pormenorizando o acompanhamento que disponibiliza ao utilizador.

As receitas podem ser arquivadas em “livros” e se quiser ir à descoberta das milhentas sugestões de pratos que a Kitchen Stories lhe faz, pode pesquisar nas secções que app organizou por países e categorias como “Saladas”, “Churrasco” ou…”Comida de Mãe”.

A app está disponível de forma gratuita para Android e iOS

 

Escolha as aplicações que mais lhe agradam e saiba que amanhã começa um novo 'round'. Tenha uma excelente semana.