A segurança e as novidades são os dois domínios priveligiados nas atualizações que esta semana animaram algumas das aplicações mais populares do mundo, como o Snapchat, o WhatsApp, ou mesmo o Waze, menos conhecido mas a ganhar popularidade. 

Mas estas não foram as únicas novidades que passaram pelo TeK nesta matéria durante os últimos dias. Também o quisemos ajudar a descobrir novas ferramentas para explorar o Instagram, para além de partilhar novidades ou apps menos mediáticas que o podem ajudar a renovar o portefólio de aplicações. Será que conseguimos?

Quantos relâmpagos vão cair até você morrer? Esta app responde a esta e outras perguntas indispensáveis
No espaço de uma vida podem acontecer tantas coisas. E se uma aplicação permitisse medir parte delas, mesmo que a maioria seja completamente irrelevante para a sua existência? Se ficou tentado venha daí.

A aplicação que hoje lhe propomos chama-se How Many Saturdays e essa é precisamente uma das informações preciosas que pode descobrir enquanto a usa: quantos sábados ainda pode aproveitar até morrer.

Os cálculos são apresentados depois de introduzir a data de nascimento e podem ajudá-lo a perceber coisas tão diversas como o número de luas cheias que pode ver no resto da vida, ou quantas vidas de gato se espera que ainda tenha.

Também pode fazer contas usando outras unidades de medida e descobrir outros tantos factos determinantes para a vida de qualquer ser humano. Temas como lixo espacial e gases estão também na lista de perguntas e respostas possíveis. Porque não? O saber não ocupa lugar. 

Veja a próxima aplicação

 

Snapchat alterado para integrar novas (e boas) funcionalidades
Se tem o Snapchat instalado no seu telefone muito provavelmente reparou numa atualização recente à aplicação. Foi feita para adicionar vários novos recursos, alguns há muito aguardados.

A aplicação de partilha de mensagens de consumo imediato apostou em várias possibilidades, nomeadamente na disponibilização de novos stickers, que entram no conjunto novidades que melhoram as capacidades de chat, pretendendo facilitar a troca de conteúdos multimédia.

Os stickers estão disponíveis na barra inferior da janela de chat privado, agora renovada, e que também passou a incluir um ícone de acesso às imagens guardadas no telefone.

A alteração faz com que a barra passe também a integrar ícones de áudio e vídeo, válidos para a nova possibilidade de fazer chamadas num formato e noutro. Se o destinatário não estiver ligado na altura, receberá a notificação de chamada mais tarde, tal como acontece com outras aplicações de messaging.

Veja a próxima aplicação

 

WhatsApp reforça funcionalidades anti-espionagem
O WhatsApp está mais seguro. A equipa por detrás do popular serviço de messaging anunciou que todas as mensagens enviadas e as chamadas feitas passaram a ser “completamente encriptadas”.

Quem usou o WhatsApp nas últimas horas já viu com certeza o anúncio que acompanha cada uma das janelas de chat. “Nesta conversa as mensagens que enviar e as chamadas que efetuar passarão a ser completamente encriptadas. Toque para saber mais”.

É desta forma que a empresa dá a conhecer que alargou as funcionalidades de encriptação às comunicações dos mais de mil milhões de subscritores do serviço, testadas nos últimos meses por um grupo restrito e que explica as razões de tais alterações e as suas implicações.

De forma simples, as alterações significam que mesmo que as comunicações sejam intercetadas, só podem ser lidas ou ouvidas pelo destinatário.

“Quando é enviada uma mensagem, só pode ser lida pela pessoa ou grupo de pessoas para quem foi enviada”, referem os co-fundadores do WhatsApp Jan Koum e Brian Action, a partir do blog oficial do serviço. "Ninguém pode ver o conteúdo da mensagem. Nem os cibercriminosos, nem os regimes opressivos, nem mesmo nós", adiantam.

Veja a próxima aplicação

 Se quer usar o Instagram de forma séria esta é a app que tem de instalar
Não basta criar uma conta no Instagram e ir colecionando seguidores de forma mais ou menos gradual. Quem quer usar o serviço de forma mais séria deve experimentar ferramentas analíticas e o Iconosquare é uma das boas opções.

A aplicação é uma das mais antigas e até já foi conhecida por outro nome, Statigram, isto antes do Instagram proibir o uso do nome Insta e Gram nos nomes de aplicações.

O seu propósito é mais simples, mas ao mesmo tempo complexo: ajudar os instagramers a analisar o seu perfil no serviço, gerindo concursos e taxas de influência.

O crescimento dos seguidores, as melhores horas para colocar posts de forma a maximizar o envolvimento, taxas de ligação ao canal e os conteúdos com melhor performance são apenas alguns dos dados que se conseguem obter do Iconosquare.

Pode ainda gerir e responder a comentários e ver que hashtags estão a conseguir mais resultados.

Quem quiser pode experimentar gratuitamente durante 7 dias, mas depois disso o serviço passa a ser pago, com preços a partir de 28,8 dólares por ano. Uma versão mais avançada custa cerca de 150 dólares ao ano. É um investimento que pode valer a pena.

 

Veja a próxima aplicação

 

Waze agora “buzina” cada vez que passar dos limites de velocidade
A aplicação de trânsito da Google foi recentemente atualizada para integrar um velocímetro que vai avisá-lo sempre que carregar mais do que é suposto no acelerador.

O mostrador vai ficar posicionado no canto inferior do ecrã que mostra a rota traçada pela aplicação de navegação da Google e acompanha em tempo real a velocidade a que o carro circula.

Sempre que a velocidade máxima estipulada para a estrada for ultrapassada, a Wave emite um aviso sonoro, mostrando quanto acima do limite circula o condutor.

A nova funcionalidade pode ser um bom recurso em estradas novas, desconhecidas ou naquelas em que os limites tenham sido alterados há pouco tempo.

A atualização foi disponibilizada para um conjunto de países e deverá ser globalmente alargada nas próximas semanas. Abrange tanto o universo iOS como o Android.

Veja a próxima aplicação

 

Aproveite para pôr o sono em ordem com a app Sleep Cycle
Funciona como um despertador, mas tira partido de funcionalidades inteligentes para o acordar no momento certo. Quer experimentar?

A Sleep Cycle é uma das aplicações mais conhecidas para medir o sono, integrando duas formas de validação, através do acelerómetro ou do microfone. Para ambas tem de manter o smartphone muito perto, debaixo da almofada, de forma a que possam ser medidos os movimentos durante o sono.

Os criadores da app garantem que já ajudam milhares de pessoas a acordar de forma mais natural, durante o sono mais leve, sentido-se mais recuperadas e com energia adicional, em vez do cansaço com que muitas vezes despertavam.

O estudo sobre os ritmos de sono é uma das bases do desenvolvimento da app que pode ser descarregada na loja Google Play e na App Store da Apple, mas que é paga.