A febre dos cromos é uma "doença" que não sucumbe com o tempo. No entanto, para acompanhar as tendências tecnológicas, a Panini apostou em complementar a sua oferta com uma versão digital da sua caderneta.

Em competições internacionais, o primeiro álbum virtual surgiu em 2010 com o Mundial de Futebol na África do Sul e o sucesso do formato assegurou a sua continuidade.

Este ano a Panini vai abrir a caderneta entre 20 de março e 31 de agosto e, à semelhança do que aconteceu em 2014, a empresa criou uma aplicação dedicada para que possa levar o seu álbum de cromos para todo o lado.

Embora esta experiência retire o prazer de comprar as saquetas e colar os cromos na caderneta, de os trocar e depois guardar como memória, a caderneta virtual vai permitir-lhe poupar muito dinheiro e participar num contexto virtual de coleccionismo que se vai articulando com vários desafios e objetivos.

Para começar a construir a sua caderneta, cuja versão online é mais curta que a física, é preciso criar um perfil ou utilizar uma das redes sociais para se registar no site. A Panini oferece-lhe de imediato duas carteiras com cinco cromos cada uma e outras duas a cada dia em que registar atividade na sua conta. Outro dos métodos mais comuns nesta versão da caderneta é a utilização de códigos promocionais que se vão escondendo um pouco por toda a internet.

Convidar amigos para se juntarem à comunidade de coleccionadores virtuais, participar nos desafios organizados pela Panini e completar as páginas das seleções também pode dar direito a uma saqueta extra.

A emoção das trocas não passa por encontrar coleccionadores à porta da estação ferroviária do Rossio mas os cromos podem ser armazenados e trocados com outros utilizadores através de grupos ou da plataforma de trocas que a Panini criou dentro da app.

Se conseguir completar a caderneta até 31 de agosto, passa a fazer parte de um sorteio que lhe pode conceder a oportunidade de receber uma colecção completa em papel.

A aplicação Panini Sticker Album está disponível gratuitamente para Android e iOS