Mais uma semana repleta de novidades para instalar no smartphone, sejam sistemas iOS e Android. Ainda visando o espírito "assustador" do Dia das Bruxas, há uma proposta de um jogo que nos coloca numa mansão amaldiçoada a lutar contra hordas de fantasmas. Ou um outro jogo cujos protagonistas são caracóis. Mas não se tratam de meros caracóis, heróis com super habilidades num RPG intrigante.

Se procura novas formas para captar fotografias, uma das propostas de aplicações oferece filtros e outros formatos para obter imagens mais artísticas, sobretudo focadas num estilo retro. Há também uma proposta para ajudar nos estudos e outra para os entusiastas do espaço, ou melhor, quem deseja saber onde se encontra a Estação Espacial Internacional.

Conheça todas as aplicações e jogos ao detalhe.

Candies n’ Curses é um jogo com “sabor” a Halloween, mas para quem não gosta de grandes sustos

Na noite mais assustadora do ano não é fácil fugir às bruxas, monstros e criaturas horripilantes. Se foi contagiado pelo espírito do Halloween, mas não é propriamente fã de grandes sustos, Candies n’ Curses é o jogo para si.

Em Candies n’ Curses , que dá um toque um pouco mais fofo e inspirado no estilo pixel art às típicas figuras que marcam o Dia das Bruxas, seguimos a protagonista Molli Pop à medida que luta contra hordas de fantasmas numa mansão amaldiçoada e assombrada pelo Rei Fantasma.

Molli não está sozinha e, para a ajudar, há pequenos fantasmas mais amigáveis e outras criaturas fantasmagóricas. Para derrotar os inimigos terá de utilizar uma variedade de lanternas, com diferentes tipos de poderes e cujas capacidades podem evoluir.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe 

As lanternas podem também ser equipadas com feitiços, numa opção útil para aqueles momentos em que está com dificuldade em avançar para o nível seguinte.

Quando completa um nível é possível selecionar bónus, como doces, mas também maldições, para o ajudar. Ao todo, Candies n’ Curses conta com seis zonas diferentes para explorar, com bosses poderosos no final de cada uma.

Candies n’ Curses está disponível para Android, a partir da Play Store, e para iOS, através da App Store. O título pode ser descarregado e jogado gratuitamente, mas conta com itens adicionais pagos, com preços a começarem nos 2,29 euros.


App OldRoll recupera nostalgia das câmaras vintage numa experiência retro sem filtros

A OldRoll é uma app gratuita que permite tirar fotos e fazer vídeos com acabamentos vintage, como se fosse uma câmara analógica dos anos 80. E há vários modelos à escolha: com rolo, descartáveis, Polaroids e até mesmo uma opção com tema de queijo.

Conhece a sensação de tirar fotografias com uma câmara analógica, daquelas que “fazem” som de flash e em que é preciso trocar de rolo? Pode ter “um cheirinho” da experiência (ou matar saudades) com esta app.

A OldRoll é uma app gratuita que permite tirar fotos e fazer vídeos com acabamentos vintage, como se fosse uma câmara analógica dos anos 80. E há vários modelos à escolha: com rolo, descartáveis, Polaroids e até mesmo uma opção com tema de queijo.

A app está disponível gratuitamente, sem necessidade de login. A interface de utilizador é simples, levando diretamente a um dos modos de câmara disponíveis.

Clique nas imagens para mais detalhe

Cada modo de câmara oferece recursos específicos, como flash, controle de exposição e câmara frontal. Alguns modos são gratuitos, enquanto outros são pagos. 

Para os entusiastas da “imagem em movimento”, o modo DCR assemelha-se a uma câmara de vídeo manual, permitindo criar vídeos “compridos” ou vídeos de um segundo que podem ser combinados em vlogs curtos. Há música de fundo, introduções e modelos para ajudar na criação, que depois podem partilhados no Instagram ou TikTok.

Uma das características de destaque é manter a autenticidade dos modos de câmara vintage, e por isso não existem opções de edição ou filtros.

A OldRoll é gratuita com anúncios e compras na aplicação. Está disponível tanto para dispositivos Android como para iOS.


Super Snail: Este é um jogo com caracóis como nunca viu

Entre para o “snailverse” neste RPG épico em que os protagonistas são caracóis mutantes.

A premissa é bem mais complexa do que aquilo que este Super Snail aparenta: os deuses enviaram um caracol para uma viagem no passado para salvar a humanidade num futuro distópico. O objetivo é derrotar oito deuses demoníacos, incluindo apóstolos e lacaios. Para isso, o super caracol tem de recolher itens, explorar o mundo e evoluir, ganhando novos poderes mutantes ao longo da aventura.

Sendo um RPG, deverá traçar os atributos da personagem, que darão acesso a habilidades e poderes únicos. Além disso, o caracol vai evoluindo em mutações, transformando-se numa criatura cada vez mais poderosa. O estúdio refere que cada decisão, seja de uma habilidade ou nas interações com outras personagens, vão ter impacto na aventura.

Veja na galeria imagens do Super Snail:

Pegando na temática do “snailverse”, o jogo não se leva a sério e pretende mesmo espicaçar os jogadores com as piadas nos diálogos inspiradas em memes. O Super Caracol vai ainda ter diferentes companheiros para ajudar, encontrados durante missões secretas e outras tarefas no mundo.

Terá também de explorar todos os recantos do mundo à procura dos segredos. São mais de 400 relíquias para encontrar, itens colecionáveis que podem oferecer habilidades ou aumento de estatísticas passivas.

Super Snail está disponível em smartphones Android e iOS.


Por onde anda a Estação Espacial Internacional? Spot the Station tem uma nova app para Android e iOS

A nova aplicação da NASA traz capacidades adicionais àquelas que já existem na versão online do website Spot the Station, além de mais informação e de uma interface com realidade aumentada concebida para ajudar os utilizadores a localizar a ISS no céu noturno.

Através do website Spot the Station já era possível saber por onde anda a Estação Espacial Internacional (ISS) e, agora, a NASA leva a experiência para o mundo mobile com uma nova aplicação para Android e iOS.

A agência espacial norte-americana explica que a aplicação traz capacidades adicionais, além de mais informação e de uma interface com realidade aumentada concebida para ajudar os utilizadores a localizar a ISS no céu noturno, com opções de partilha de imagens e vídeo das observações em tempo real.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe 

Através da versão mobile da Spot the Station é também possível receber notificações diretamente no smartphone acerca da melhor altura para observar a passagem da ISS tendo em conta a localização dos utilizadores.

De acordo com a NASA, o lançamento da aplicação serve também como uma antecipação ao 25º aniversário do início das operações na ISS. O código da app é Open Source e todos os interessados em descobrir mais na página do projeto.

A Spot the Station é gratuita e está disponível para Android, a partir da Play Store, e para iOS, através da App Store.


Seja Vaia ou StudySmarter, esta é uma app para dizer adeus às velhas técnicas de estudo

Embora o nome varie, o objetivo desta app gratuita é oferecer uma alternativa mais inteligente e eficaz a quem está a estudar e tem de fazer testes e exames.

A Vaia (ou StudySmarter, dependendo de onde acede) é uma aplicação de auxílio ao estudo criada para funcionar como uma abordagem mais inteligente e eficaz a quem está na escola ou universidade.

Permite fazer anotações e resumos diretamente na aplicação e pesquisar por entre uma série de recursos, de diferentes áreas e disciplinas, disponibilizadas entre a comunidade de utilizadores.

Pode, por exemplo, economizar tempo recorrendo aos flashcards já partilhados, de diversas matérias, ou optar por criar os seus próprios flashcards, no computador ou diretamente na aplicação, a partir dos seus materiais de estudo.

Clique nas imagens para mais pormenor

A aplicação também permite criar uma agenda com a ferramenta de planeamento de estudos e acompanhar o progresso que vai sendo feito ao longo do tempo.

A Vaia (que também pode ser StudySmarter) é gratuita com anúncios e compras dentro da aplicação. Está disponível tanto para dispositivos Android como iOS.