Joel Rodrigues e Poan Shen, os membros que constituem a GreenSpark, venceram os Ericsson Application Awards na categoria de estudantes. Com o desenvolvimento de uma app para Android a equipa criou um sistema de gestão de painéis solares que se destaca pela simplicidade e pelas poupanças energéticas que permite.

Através do telemóvel e com a ajuda da Sun Monitor, os utilizadores podem monitorizar os painéis solares que têm sob a sua responsabilidade, permitindo uma gestão a partir de qualquer local. O conceito verde e ecológico da aplicação desenvolvida pela equipa portuguesa enquadra-se no tema Apps for City Life.

A solução da GreenSpark conquistou o júri porque é uma ferramenta que traz vantagens para os utilizadores finais e também para as próprias empresas que asseguram os serviços de painéis solares. Os jurados destacam o foco que a app tem no "desempenho das células solares numa altura em que o consumo de energia e a eficiência energética ganham cada vez mais destaque", revela a Ericsson em comunicado.

A dupla da Universidade da Madeira recebeu 25 mil euros como prémio pela conquista do concurso internacional. O destino do dinheiro deve ser a criação de uma empresa que permita desenvolver de forma mais sustentada a Sun Monitor.

Joel Rodrigues e Poan Shen partilharam o protagonismo com a equipa britânica TboxApps que venceu o concurso na categoria de pequenas e médias empresas. A dupla do Reino Unido desenvolveu a Predictable, uma aplicação que permite controlar interfaces de computador ou tablet através de movimentos de cabeça e comandos de voz.

A solução da TboxApps destina-se sobretudo para evitar a exclusão digital que várias pessoas acabam por sofrer devido às incapacidades físicas que possuem.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico