Joel Rodrigues e Poan Shen, os membros que constituem a GreenSpark, venceram os Ericsson Application Awards na categoria de estudantes. Com o desenvolvimento de uma app para Android a equipa criou um sistema de gestão de painéis solares que se destaca pela simplicidade e pelas poupanças energéticas que permite.

Através do telemóvel e com a ajuda da Sun Monitor, os utilizadores podem monitorizar os painéis solares que têm sob a sua responsabilidade, permitindo uma gestão a partir de qualquer local. O conceito verde e ecológico da aplicação desenvolvida pela equipa portuguesa enquadra-se no tema Apps for City Life.

A solução da GreenSpark conquistou o júri porque é uma ferramenta que traz vantagens para os utilizadores finais e também para as próprias empresas que asseguram os serviços de painéis solares. Os jurados destacam o foco que a app tem no "desempenho das células solares numa altura em que o consumo de energia e a eficiência energética ganham cada vez mais destaque", revela a Ericsson em comunicado.

A dupla da Universidade da Madeira recebeu 25 mil euros como prémio pela conquista do concurso internacional. O destino do dinheiro deve ser a criação de uma empresa que permita desenvolver de forma mais sustentada a Sun Monitor.

Joel Rodrigues e Poan Shen partilharam o protagonismo com a equipa britânica TboxApps que venceu o concurso na categoria de pequenas e médias empresas. A dupla do Reino Unido desenvolveu a Predictable, uma aplicação que permite controlar interfaces de computador ou tablet através de movimentos de cabeça e comandos de voz.

A solução da TboxApps destina-se sobretudo para evitar a exclusão digital que várias pessoas acabam por sofrer devido às incapacidades físicas que possuem.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.