Com a decisão de suspender a criação de cartões a partir da internet, a SIBS, empresa responsável pelo serviço, quer preparar-se para a entrada em vigor de uma norma europeia que recomenda que determinados serviços não estejam disponíveis em websites.

“Há uma regulação europeia, que entrará em vigor em 2018, que implica a existência de uma série de funcionalidades adicionais de segurança”, referiu Maria Antónia Saldanha, diretora de marketing e comunicação da SIBS, em declarações ao Expresso. “Nesse sentido, estamos a antecipar a regulamentação e a dar um espaço maior para as pessoas se habituarem às novas práticas”, acrescentou.

A intenção prevê que o serviço via Web desapareça em julho, embora o site, lançado em 2001, continue a existir. A app, disponível para Android, para iOS e para Windows Mobile, e a possibilidade de gerar cartões via homebanking permanecem sem sofrerem qualquer alteração.

Segundo o relatório de 2016 da SIBS sobre comércio digital, o MB Net é o segundo meio de pagamento mais utilizado nas compras online, só ultrapassado pelos pagamentos Multibanco.